O que é tratamento de canal?

Há algumas décadas, a única solução para um problema grave na estrutura do dente era a extração. Atualmente, porém, há outras possibilidades, como o tratamento de canal: é uma excelente alternativa para cuidar da saúde bucal mesmo nas situações mais avançadas, minimizando a necessidade de remoção do dente. Entenda o que é o tratamento de canal e como o procedimento é realizado!

A polpa dentária é a parte mais profunda da estrutura e é lá onde fica o canal que leva aos nervos e vasos sanguíneos.

 

Quando este canal sofre alguma lesão, decorrente de cáries, rachaduras ou fraturas, a polpa dentária fica propensa à contaminação por bactérias e infecciona, podendo causar dor e até abscesso por obstrução.

Embora a dor seja o sintoma mais comum, alguns pacientes não sentem desconforto, mas percebem algumas alterações na aparência do dente, como cavidades ou escurecimento.

Para confirmar as suspeitas de lesão, o profissional qualificado é o endodontista. Ele é capaz de realizar a avaliação clínica, a análise das radiografias e proceder com a indicação para o tratamento de canal.

O tratamento de canal consiste, basicamente, na remoção da polpa dentária infeccionada, restabelecendo a saúde do tecido dental.

 

 

Como é realizado o procedimento?

Algumas pessoas sentem dor só em ouvir falar no tratamento de canal, mas a verdade é que, com o avanço das técnicas utilizadas na endodontia, o procedimento costuma ser bastante tranquilo.

  1. No consultório odontológico, o profissional analisa a radiografia para certificar-se do local e complexidade da lesão
  2. Aplica a anestesia local, para que o paciente não sinta dor durante o procedimento
  3. Com uma broca, a coroa do dente é aberta para chegar até o tecido infeccionado
  4. A polpa dentária danificada é removida e todos os canais são limpos e desobstruídos
  5. O espaço é preenchido com material específico
  6. A superfície do dente é restaurada com resina

Esta animação ilustra bem o procedimento:

Durante o procedimento, que leva cerca de 1h, o profissional pode realizar mais radiografias, no intuito de acompanhar cada etapa e corrigir as intercorrências.

Em alguns casos, o procedimento demanda mais do que uma visita e é extremamente importante que o paciente conclua todo o tratamento.

 

Cuidados após o tratamento de canal

Alimentos

Evite alimentos muito duros ou grudentos, sob risco de comprometer a restauração;

Higiene

Limpe os dentes cuidadosamente e não esqueça de todos os passos, desde o fio dental ao enxaguante bucal;

 

Medicamentos

Provavelmente, seu médico terá indicado algum medicamentos para uso em caso de dor. Observe indicação, posologia e possíveis efeitos colaterais;

Acompanhamento

Para o sucesso do tratamento, retorne ao dentista em 6 meses ou sempre que sentir necessidade.

 

Cuide-se!

Se você desconfia que precisa de um tratamento de canal, busque atendimento imediatamente: se não tratada, a lesão no canal pode evoluir, causando outros problemas ao seu organismo.

Agende agora sua avaliação na DenteBelo! Com a ajuda de equipamentos modernos, nossos profissionais realizam o diagnóstico rapidamente e indicam o melhor tratamento para você!

Quer agendar uma avaliação gratuita?

Escolha a unidade mais próxima e agende sua avaliação gratuita com um de nossos profissionais! Se tiver alguma dúvida, entre em contato conosco.

Venha sorrir com a Dente Belo!

LEIA TAMBÉM:

Como saber se estou com cárie?

Previna-se contra o câncer de boca

O que é obturação dentária?

4 sinais de uma doença periodontal

Tratamentos odontológicos na DenteBelo

Implante dentário

Prótese dentária

Clareamento dental

Ortodontia

Alinhador Invisalign

Aparelho ortodôntico

Clínica geral

Tratamento de canal

Gengivite

Periodontia

Bruxismo

Ácido hialurônico

Bichectomia

Lipo de papada