Previna-se contra o câncer de boca

No Rio Grande do Sul, 31 de maio é a data estadual de combate ao câncer de boca.

Esta é uma doença que inclui o aparecimento de lesões nos lábios, língua e mucosas da cavidade oral. Em alguns casos, pode afetar ossos, músculos e outros tecidos dessa região.

O principal fator de risco para o surgimento do câncer de boca é o tabagismo, considerado a maior causa de morte evitável do mundo. Junto a ele, está o consumo excessivo de álcool.

Os casos de lesões que surgem nos lábios também costumam ter ligação com a exposição solar.

O maior registro de casos de câncer de boca está entre os homens.

A melhor forma de prevenir é visitar regularmente o dentista. Mas em casa, você também pode fazer um autoexame. Saiba como:

 

Autoexame

O que é o autoexame?

É uma técnica simples que a própria pessoa pode fazer, bastando que tenha um espelho e esteja em um ambiente bem iluminado.
A finalidade é identificar lesões precursoras do câncer de boca, uma doença curável se tratada no seu início.

Como fazer o autoexame da boca?

Atenção: pessoas que usam próteses devem removê-las e lavar bem a boca antes do exame!

1º Passo:

  1. De frente para o espelho, observe a pele do rosto e do pescoço. Veja se encontra algum sinal que não tenha notado antes.
  2. Puxe com os dedos, o lábio inferior para baixo, expondo a sua parte interna (mucosa). Em seguida, apalpe todo o lábio.

2º Passo:

  1. Com a ponta do dedo indicador afaste a bochecha para examinar a parte interna da mesma. Faça isso nos dois lados usando o espelho clínico.
  2. Com a ponta do dedo indicador, percorra toda a gengiva superior e inferior.
  3. Introduza o dedo indicador por baixo da língua e o polegar da mesma mão por baixo do queixo e procure palpar todo o assoalho da boca.
  4. Incline a cabeça para trás e abrindo a boca o máximo possível, examine atentamente o palato (céu da boca). Palpe com o dedo indicador todo o palato (céu da boca). Em seguida diga “ÁÁÁÁÁ” e observe o fundo da garganta. Com o uso do espelho clínico a visualização fica aumentada.

3º Passo:

  1. Ponha a língua para fora e observe a parte de cima. Repita a observação com a língua levantada até o palato (céu da boca). Em seguida puxando a língua para esquerda, observe o lado esquerdo da mesma. Repita o procedimento para o lado direito.
  2. Estique a língua para fora, segurando-a com um pedaço de gaze ou pano, apalpe em toda sua extensão com os dedos indicador e polegar da outra mão.
  3. Examine o pescoço. Compare os lados direito e esquerdo e veja se há diferenças entre eles. Depois, apalpe o lado esquerdo do pescoço com a mão direita. Repita o procedimento para o lado direito, palpando com a mão esquerda se existem caroços ou áreas endurecidas.
  4. Finalmente, introduza o polegar pó debaixo do queixo e apalpe suavemente todo o seu contorno inferior.

 

O que procurar?

Ao realizar o exame, procure:
– mudanças na cor da pele e mucosa
– endurecimentos
– caroços
– feridas
– inchações
– áreas dormentes
– dentes abalados (amolecidos)

 

Como procurar ajuda?

Na DenteBelo, há uma equipe de dentistas esperando por você! Cuide de sua saúde bucal. Ela é primordial para sua qualidade de vida.

Como agendar uma avaliação gratuita?

Escolha a unidade mais próxima e agende sua avaliação gratuita com um de nossos profissionais! Se tiver alguma dúvida, entre em contato conosco.

Venha sorrir com a Dente Belo!

LEIA TAMBÉM:

Como saber se estou com cárie?

O que é obturação dentária?

O que é tratamento de canal?

4 sinais de uma doença periodontal

Tratamentos odontológicos na DenteBelo

Implante dentário

Prótese dentária

Clareamento dental

Ortodontia

Alinhador Invisalign

Aparelho ortodôntico

Clínica geral

Tratamento de canal

Gengivite

Periodontia

Bruxismo

Ácido hialurônico

Bichectomia

Lipo de papada