Previna-se contra o câncer de boca
No Rio Grande do Sul, 31 de maio é a data estadual de combate ao câncer de boca.
Esta é uma doença que inclui o aparecimento de lesões nos lábios, língua e mucosas da cavidade oral. Em alguns casos, pode afetar ossos, músculos e outros tecidos dessa região.
O principal fator de risco para o surgimento do câncer de boca é o tabagismo, considerado a maior causa de morte evitável do mundo. Junto a ele, está o consumo excessivo de álcool.
Os casos de lesões que surgem nos lábios também costumam ter ligação com a exposição solar.
O maior registro de casos de câncer de boca está entre os homens.
A melhor forma de prevenir é visitar regularmente o dentista. Mas em casa, você também pode fazer um autoexame. Saiba como:
Autoexame
O que é o autoexame?
É uma técnica simples que a própria pessoa pode fazer, bastando que tenha um espelho e esteja em um ambiente bem iluminado.
A finalidade é identificar lesões precursoras do câncer de boca, uma doença curável se tratada no seu início.
Como fazer o autoexame da boca?
Atenção: pessoas que usam próteses devem removê-las e lavar bem a boca antes do exame!
1º Passo:
- De frente para o espelho, observe a pele do rosto e do pescoço. Veja se encontra algum sinal que não tenha notado antes.
- Puxe com os dedos, o lábio inferior para baixo, expondo a sua parte interna (mucosa). Em seguida, apalpe todo o lábio.
2º Passo:
- Com a ponta do dedo indicador afaste a bochecha para examinar a parte interna da mesma. Faça isso nos dois lados usando o espelho clínico.
- Com a ponta do dedo indicador, percorra toda a gengiva superior e inferior.
- Introduza o dedo indicador por baixo da língua e o polegar da mesma mão por baixo do queixo e procure palpar todo o assoalho da boca.
- Incline a cabeça para trás e abrindo a boca o máximo possível, examine atentamente o palato (céu da boca). Palpe com o dedo indicador todo o palato (céu da boca). Em seguida diga “ÁÁÁÁÁ” e observe o fundo da garganta. Com o uso do espelho clínico a visualização fica aumentada.
3º Passo:
- Ponha a língua para fora e observe a parte de cima. Repita a observação com a língua levantada até o palato (céu da boca). Em seguida puxando a língua para esquerda, observe o lado esquerdo da mesma. Repita o procedimento para o lado direito.
- Estique a língua para fora, segurando-a com um pedaço de gaze ou pano, apalpe em toda sua extensão com os dedos indicador e polegar da outra mão.
- Examine o pescoço. Compare os lados direito e esquerdo e veja se há diferenças entre eles. Depois, apalpe o lado esquerdo do pescoço com a mão direita. Repita o procedimento para o lado direito, palpando com a mão esquerda se existem caroços ou áreas endurecidas.
- Finalmente, introduza o polegar pó debaixo do queixo e apalpe suavemente todo o seu contorno inferior.
O que procurar?
Ao realizar o exame, procure:
– mudanças na cor da pele e mucosa
– endurecimentos
– caroços
– feridas
– inchações
– áreas dormentes
– dentes abalados (amolecidos)
Como procurar ajuda?
Na DenteBelo, há uma equipe de dentistas esperando por você! Cuide de sua saúde bucal. Ela é primordial para sua qualidade de vida.
Como agendar uma avaliação gratuita?
Escolha a unidade mais próxima e agende sua avaliação gratuita com um de nossos profissionais! Se tiver alguma dúvida, entre em contato conosco.
Venha sorrir com a Dente Belo!
LEIA TAMBÉM:
Como saber se estou com cárie?
4 sinais de uma doença periodontal