Dentes tortos têm tratamentos?
Os dentes tortos acontecem quando eles se desalinham na arcada dentária. Sua principal causa é quando ocorre uma incompatibilidade entre o seu tamanho e arcada. Então, eles estão sempre tentando se acomodar de alguma forma.
Para eles caberem naquela arcada pequena, eles acabam girando e entortando, porque essa é a forma que encontram.
Existem diversos fatores que são fatores de contribuição para causar os dentes tortos, mas os principais são os hábitos.
Hoje em dia, a alimentação é muito industrializada. Então, a criança ou o adolescente não exercita muito a sua mastigação e por isso, ocorre uma falta de estímulo de cada dente no geral.
Isso leva para uma arcada muitas vezes pequena, e os dentes quando nascem, encontram pouco espaço para estar cabendo dentro dela.
Quando isso acontece, eles ficam tortos, e também podem ser conhecidos como “dentes apinhados”.
Além disso, possuem maus hábitos que acompanham desde cedo, como:
- Sucção de dedo;
- Chupetas;
- Mamadeira em excesso;
- Respiração pela boca.
A respiração bucal é um mau hábito que acontece muito hoje em dia, principalmente nas crianças.
Porém, isso afeta não só o alinhamento dos dentes, em casos mais sérios, pode trazer sérios prejuízos à saúde. Por isso, é importante sempre frequentar uma clínica dental infantil.
A respiração bucal faz com que a língua não fique na posição ideal que deveria estar, e com isso, não estimula o crescimento da arcada e isso faz com que ela não seja tão estimulada e fique com um tamanho pequeno.
Por isso, é muito importante realizar uma visita regular ao dentista, para que ele possa fazer uma verificação geral.
Infelizmente, os dentes tortos dificultam a higienização, e essa dificuldade pode gerar o acúmulo de placas bacterianas e o desenvolvimento de gengivites ou até mesmo cáries.
Essas doenças, se não forem bem tratadas no início poderão se desenvolver e ocasionar a perda de dente.
Para que elas sejam tratadas, é importante que o paciente vá até um dentista especialista em canal sp, ou onde preferir, pois ele saberá o que fazer.
Além do mais, se essas doenças se desenvolverem e chegarem a um nível avançado, isso pode evoluir para enfermidades periodontais.
Elas costumam envolver o tecido que sustenta o dente e pode gerar a perda dele. Com essa ausência, os elementos dentários poderão ficar ainda mais tortos.
Por isso, ao paciente que sofreu uma perda de dente, é importante ele ir até uma clínica implante dentário para resolver o problema e colocar o elemento dentário que está em falta.
Nos dias de hoje, infelizmente, muitas pessoas sofrem com um problema de apinhamento dental. Essa complicação, além de afetar a saúde bucal, também interfere na autoestima.
Como os dentes tortos podem afetar na auto estima das pessoas?
Muitas pessoas têm vergonha dos seus próprios dentes por apresentarem um sorriso torto e desalinhado. Fora que isso pode ser motivo de agressões verbais e até mesmo, apelidos constrangedores.
Isso faz com que a pessoa tenha dificuldades de se relacionar, ou de ter uma vida social ativa e principalmente quando envolve questões profissionais, como por exemplo, durante uma entrevista de emprego.
Isso acaba se tornando um fator muito ruim, principalmente na adolescência. Por isso, uma autoestima baixa gera consequências negativas, tanto no presente quanto no futuro.
Portanto, se você percebe que possui dificuldades de relações, ou até mesmo conhece alguém que é assim, é importante ir ao dentista e procurar um tratamento ortodôntico, por exemplo, por meio de um aparelho transparente.
Como os tratamentos de dentes tortos podem ser realizados?
A ortodontia consegue resolver os apinhamentos dentários com o uso de algumas técnicas.
Primeiro, existem as estações dos dentes. Quando o mapeamento é muito grande, ou seja, a diferença entre o tamanho da arcada e os dentes, são consideráveis.
Então, é necessário, muitas das vezes, fazer a extração de algum dente que é o pré-molar, para que sobre espaço.
Esse espaço, poderá alinhar os demais dentes, essa é uma prática muito feita e utilizada pelos ortodontistas.
Outra solução, muito comum, são os desgastes dentais. Durante o tratamento de aparelho ortodôntico, às vezes o apinhamento não é tão grande e o ortodontista opta por desgastar um pouco de cada lado.
Isso acontece principalmente nos incisivos inferiores, quando eles estão apinhados e ele não é muito grande.
Porém, esse desgaste não pode ser feito de uma forma muito grande, porque os dentes podem ficar sensíveis. Então, são literalmente pequenos.
De qualquer forma, é importante que o paciente vá até o dentista, e veja qual o tipo de tratamento ele irá iniciar e se tem a necessidade de colocar aparelho dentário.
Com todos esses tratamentos, o paciente será muito beneficiado, porque além de melhorar a sua saúde bucal, irá influenciar na sua de modo geral e principalmente na vida social.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.