Bruxismo


O que é bruxismo

Bruxismo é o ato de ranger os dentes ao dormir, ou seja, pressionar um dente no outro. Há algumas pessoas que são acometidas do bruxismo e muitas vezes torna-se difícil detectar, já que o ato não tem som, por isso é possível que alguém que dorme junto da pessoa que tem bruxismo não perceba a doença. Tanto adultos quanto crianças podem ter esse distúrbio que em geral segue a pessoa por toda a vida.


Causas do bruxismo

O bruxismo tem causa emocional, estando fortemente relacionada a fatores psicológicos, como tensão, raiva, ansiedade, medo e também o estresse. No entanto é possível que o bruxismo seja causado por um posicionamento dental inadequado. A tensão do dia a dia é uma das causas principais do bruxismo.

Em geral, quem tem bruxismo pode sentir alguns sintomas que demonstrem o problema, são eles: ouvir zumbidos, ter dores perto do ouvido, da nuca e dos ombros, sentir dificuldade para mastigar, bocejar e abrir a boca e perceber estalos na região do ouvido, ao forçar a abertura da boca. Caso você esteja sentindo algum desses sintomas, somados a dores de cabeça e mandibulares, é necessário procurar um dentista especializado para verificar as possibilidades de tratamento.

Tratamentos bruxismo

O tratamento do bruxismo é feito através do uso de placas, que podem ser feitas de silicone ou de acrílico, que blinda os dentes, tornando mais suave o sistema mastigatório e diminuindo a atividade elétrica muscular que gera a tensão. O profissional responsável por cuidar do paciente com bruxismo é o dentista.

Ele pode indicar que o paciente tente diminuir o grau de estresse, fazendo atividade física, acupuntura e massagens, por exemplo.

 

Dente Belo

+70

mil pacientes atendidos

+40

mil próteses

+15

mil implantes

Já que chegou até aqui, já sabe o por quê
de fazer o tratamento.

FALE PELO WHATSAPP