Sim. A função do aparelho ortodôntico é movimentar a arcada dentária e óssea, promovendo o alinhamento e o encaixe correto dos dentes.
A mordida correta consiste no encaixe perfeito entre a arcada superior e a inferior, apresentando o máximo de contato entre os dentes. Quando diferente disso, temos possivelmente um problema de mordida, que pode ser:
Mordida aberta
Quando há um grande espaço entre a arcada inferior e a superior, causando um efeito de arco central. Esse problema, normalmente, é causado pelo uso prolongado de chupetas, mamadeiras, pelo hábito de chupar o dedo ou posicionar a língua entre os dentes.
Mordida profunda (sobremordida)
Ao contrário da mordida aberta, a mordida profunda se caracteriza pelo fechamento excessivo entre as arcadas, fazendo com que os dentes toquem a gengiva ou o céu da boca, quando encaixados.
Mordida cruzada
A mordida cruzada ocorre quando há desalinhamento no encaixe dos dentes. Quando esse desalinhamento ocorre para os lados ou quando há proeminência excessiva de uma das arcadas, há a mordida cruzada.
Apinhamento (acavalamento)
Os dentes ficam apinhados quando há pouco espaço dentro da boca, então eles crescem sobre os outros, os chamados “dentes acavalados”.
Diastema
É o contrário do apinhamento, ou seja, quando os dentes são muito separados. Normalmente, o termo é utilizado para o espaço entre os dentes superiores frontais (incisivos).
Agende uma avaliação agora mesmo via WhatsApp, clicando aqui, ou ligando para 51 3286.2001.