Aparelho ortodôntico: Guia completo

 

Ortodontia: tudo o que você precisa saber sobre o aparelho ortodôntico!

Em um primeiro momento, a necessidade de utilizar um aparelho ortodôntico pode trazer diversas dúvidas e inseguranças.

Entretanto, quando a pessoa que precisa do aparelho dentário conhece os diferentes tipos de aparelho, assim como as características de cada modelo e todas as funcionalidades desta inovação odontológica, sua confiança aumenta e a experiência do paciente é muito melhor.

O que é ortodontia?

A ortodontia é uma especialidade da odontologia. Esta área de especialidade surgiu conforme as evoluções tecnológicas possibilitaram o desenvolvimento de técnicas para corrigir a má oclusão.

Quando os dentes ou os maxilares encontram-se de forma inadequada podem provocar problemas como, dores de cabeça, síndrome da ATM e dores na região do pescoço, dos ombros e das costas. Além de problemas físicos, os dentes desalinhados podem causar problemas de estética e autoestima.

A partir de então, com o tratamento feito por um dentista especialista em ortodontia, tanto crianças quanto adultos passaram a ter seus sorrisos mais harmoniosos, com dentes alinhados.

Aparelho ortodôntico: o que é e como ele funciona?

Também chamado de aparelho dentário, é utilizado por dentistas ortodontistas, em seus pacientes para fazer o alinhamento dos dentes. Serve para corrigir os dentes esteticamente ou funcionalmente. Desenvolvido com o intuito de resolver a má oclusão, o aparelho ortodôntico é capaz de alinhar a arcada dentária através da movimentação dos dentes.

Dentes tortos ou a posição incorreta dos ossos dos maxilares podem causar problemas de disfunção da ATM (Articulação Temporomandibular), dores de cabeça, estresse nos músculos da mastigação e atingir o pescoço e os ombros causando dor e tensão. Além disso, podem causar bruxismo (ranger dos dentes a noite ou de dia) e impactar no ronco, já que em algumas pessoas prejudica o fechamento da boca.

Além disso, o aparelho odontológico também é muito procurado por pacientes que buscam uma ferramenta que possa melhorar a estética do sorriso. O fator estético é, de fato, a maior razão para a procura do tratamento com o aparelho ortodôntico atualmente. Isso se deve ao fato de que grande parte das pessoas sente que dentes desalinhados ou tortos diminuem a beleza do sorriso.

Por que usar aparelho ortodôntico?

Além dos benefícios mais óbvios de alinhamento dos dentes e aperfeiçoamento da estética do sorriso, o tratamento com o aparelho ortodôntico promove o restabelecimento de funções relacionadas à mastigação e à respiração, o que leva a uma grande melhora na qualidade de vida do paciente e a um aumento de sua autoestima.

Quando o aparelho ortodôntico é indicado?

São muitas as indicações para o uso de um aparelho odontológico. Confira algumas das condições que podem ser corrigidas com o aparelho:

  1. Mordida cruzada e correção de mordida (oclusão);
  2. Dentes desalinhados e tortos;
  3. Espaçamento entre dentes (diastema);
  4. Recuperação de espaços quando se perde um dente;
  5. Dentes sobrepostos e apinhados;
  6. Prognatismo.

Atenção: A indicação de uso de qualquer aparelho ortodôntico irá depender das condições de saúde bucal do paciente que irá utilizá-lo.

Quais os tipos de mordidas?

Mordida aberta

Quando há um grande espaço entre a arcada inferior e a superior, causando um efeito de arco central. Esse problema, normalmente, é causado pelo uso prolongado de chupetas, mamadeiras, pelo hábito de chupar o dedo ou posicionar a língua entre os dentes.

Mordida profunda (sobremordida)

Ao contrário da mordida aberta, a mordida profunda se caracteriza pelo fechamento excessivo entre as arcadas, fazendo com que os dentes toquem a gengiva ou o céu da boca, quando encaixados.

Mordida cruzada

A mordida cruzada ocorre quando há desalinhamento no encaixe dos dentes. Quando esse desalinhamento ocorre para os lados ou quando há proeminência excessiva de uma das arcadas, há a mordida cruzada.

Apinhamento (acavalamento)

Os dentes ficam apinhados quando há pouco espaço dentro da boca, então eles crescem sobre os outros, os chamados “dentes acavalados”.

Diastema

É o contrário do apinhamento, ou seja, quando os dentes são muito separados. Normalmente, o termo é utilizado para o espaço entre os dentes superiores frontais (incisivos).

Como funciona um aparelho dentário?

O uso do aparelho nos dentes funciona de maneira bastante simples, confira:

Assim que o aparelho é colocado, a movimentação da arcada dentária se inicia. Tal movimentação acontece continuamente, através da aplicação de pressão nos dentes, durante todo o período em que o aparelho estiver na boca do paciente.

Isso tudo só é possível quando o paciente se compromete com o tratamento e utiliza o aparelho dental da forma correta e pelo tempo indicado por seu dentista.

Por fim, o resultado do tratamento é o almejado alinhamento dos dentes e a correção do sorriso.

Melhor do que explicar em palavras é poder visualizar!

Nesta animação, você observa como o aparelho atua na dentição do paciente. Lembre-se: cada caso é um caso e devo ser considerado de acordo com suas especificidades, mas vale o exemplo. Veja como o aparelho ortodôntico alinha os dentes:

faça seu orçamento na dentebelo

Quais são os tipos de aparelhos dentários?

Aparelho fixo convencional, aparelho fixo estético, Invisalign, aparelho móvel: ao iniciar um tratamento ortodôntico, é comum que o paciente fique na dúvida sobre qual dos tipos de aparelhos dentários mais se adequam ao seu caso e o que diferencia um tipo de aparelho do outro.

Cada modelo de aparelho odontológico exige cuidados específicos de manutenção, como ajustes no fio ortodôntico, substituição das famosas “borrachinhas” e trocas de placas alinhadoras, por exemplo.

Por este motivo, o acompanhamento periódico em consultório com o ortodontista é muito importante.

Quais os nomes das peças do aparelho ortodôntico?

  1. Bráquetes: são os quadradinhos metálicos colados em cada dente. São fixados com um tipo de resina específica e só podem ser colocados ou retirados por um ortodontista.
  2. Arco (ferrinho do aparelho): são os fios metálicos que unem os bráquetes e são responsáveis pela movimentação dos dentes.
  3. Bandas ortodônticas: são anéis que envolvem os dentes, geralmente os molares, tanto da arcada superior, quanto da inferior.
  4. Tubo dentário: semelhante ao bráquete, pode ser cimentado diretamente nos dentes molares ou soldados nas bandas, e é onde o arco fica preso.
  5. Borrachas: São utilizadas em aparelhos convencionais para segurar o fio metálico e fazer a pressão necessária para a movimentação dos dentes.

Aparelho autoligado

O aparelho autoligado é muito procurado por pessoas que querem alinhar seus dentes e não podem utilizar o aparelho invisível (alinhador transparente).

Sendo uma opção mais moderna que o aparelho metálico tradicional, o aparelho autoligado integra funcionalidade e estética. Ainda, esta solução possui força e resistência superiores, de modo bastante confortável.

Os tipos de aparelhos autoligados são: os passivos, os ativos e os interativos. Para escolher entre eles, converse com seu dentista e veja qual dos três se adequa melhor às suas condições.

Dica DenteBelo: Se você está em busca de um aparelho apenas para fechar o espaço entre os dentes, mas não se importa com a estética durante o tratamento, não existe uma diferença muito significativa entre o aparelho autoligado e o convencional.

Aparelho Invisível

O alinhador transparente (Invisalign) é indicado para a maior parte das necessidades ortodônticas, desde os casos leves até as situações mais severas! Os alinhadores são criados no computador e confeccionados em placas de acrílico que permitem movimentações dentárias progressivas com um design discreto.

Este tipo de aparelho é praticamente invisível — na realidade, seu material é translúcido e pode passar despercebido no dia a dia. A solução discreta é possível porque o Invisalign não tem fios e nem bráquetes, sendo um aparelho confortável e com excelente ajuste.

Com a mais alta tecnologia do mercado, a DenteBelo desenvolveu seu próprio alinhador estético, o DenteBelo Aligner.

Quando comparado a aparelhos mais convencionais, o DenteBelo Aligner apresenta resultado superior em muitos aspectos. Confira os benefícios mais importantes deste aparelho:

  1. Mais confortável de usar;
  2. Tecnologia de ponta;
  3. Resultados até duas vezes mais rápidos;
  4. Estética muito mais agradável;
  5. Encaixe com maior precisão;
  6. Aumento da autoestima;
  7. Maior intervalo de retorno ao dentista (entre 6 e 8 semanas).
E o aparelho invisível, funciona?

O aparelho invisível funciona e muito bem! É o que há de mais novo nas tecnologias para alinhar os dentes e oferece diversas vantagens ao paciente.

Como saber se preciso colocar aparelho?

Existem muitos motivos para precisar do aparelho nos dentes, muito além da estética dos dentes alinhados, uma mordida que não está correta pode trazer dores de cabeça, prejudicar na fala, entre outras questões.

O Dr. Gedson explica melhor nesse vídeo, confira:

Por quanto tempo devo usar aparelho ortodôntico?

Em média, o tratamento com aparelho dentário leva cerca de dois anos e meio, mas o fato é que esta não é uma pergunta com resposta precisa. A duração do tratamento ortodôntico depende de uma série de fatores, como idade ou o nível de desalinhamento.

Parece confuso? Vamos esclarecer:

Tipos de tratamentos ortodônticos

  1. Aparelho fixo dentários;
  2. Aparelho fixo especial;
  3. Mantenedor de espaço fixo;
  4. Niveladores;
  5. Mantenedores de espaço móveis;
  6. Aparelhos reposicionadores de mandíbula;
  7. Amortecedores de lábios e bochechas;
  8. Expansor palatino;
  9. Contentores móveis;
  10. Aparelho extrabucal.

Aparelho ortodôntico corrige problemas de mordida?

Sim. A função do aparelho dental é movimentar a arcada dentária e óssea, promovendo o alinhamento e o encaixe correto dos dentes.

A mordida correta consiste no encaixe perfeito entre a arcada superior e a inferior, apresentando o máximo de contato entre os dentes. Quando diferente disso, temos possivelmente um problema de mordida.

Como saber se é necessário consultar um Ortodontista?

Apenas o dentista ou o Ortodontista poderá determinar se o paciente necessita ou não de um tratamento especializado. Através de exames clínicos é possível obter maiores informações sobre a boca do paciente e o estado dos dentes e do maxilar. Também é possível obter informações através de sintomas como:

  1. ApinhamentoOcorre quando existem muitos dentes para se acomodarem na arcada dentária que é pequena.
  2. Mordida cruzada: Ocorre quando a arcada superior não fica ligeiramente à frente da arcada inferior ao morder.
  3. Mordida aberta: Ocorre quando há espaço entre as superfícies de mordida dos dentes anteriores e/ou laterais.
  4. Sobremordida: Ocorre quando os dentes são salientes sobrepondo-se dos dentes da arcada inferior deixando a aparência de um jeito desagradável.
agende sua visita na DenteBelo

Quais cuidados devem ser tomados durante o tratamento com o aparelho odontológico?

Sem uma rotina de higiene bucal adequada, o funcionamento do seu tratamento pode ser comprometido. Então, para conquistar seu belo sorriso alinhado, preste atenção nos cuidados mais importantes que devem ser adicionados à sua rotina:

  1. A higienização de seu aparelho deve ser frequente e cuidadosa, podendo ser realizada com a mesma frequência de suas higienizações feitas ao longo do dia;
  2. Faça movimentos precisos, com menos força: a higienização suave apresenta resultados melhores;
  3. Lembre-se da limpeza com fio dental, passando-o nos espaços entre os dentes;
  4. Use escovas ortodônticas específicas para a limpeza de aparelhos;
  5. Evite os hábitos parafuncionais.

A fim de assegurar que o tratamento não seja atrapalhado por quaisquer complicações ligadas à higienização inadequada dos dentes e do aparelho ortodôntico, atente-se aos cuidados recomendados pelos dentistas e vá às consultas de manutenção.

Dica extra: evite alimentos que possuam consistência mais dura como torresmos e maçãs, por exemplo.

Existe algum cuidado após o tratamento?

Sim! A última etapa de um tratamento com aparelho dental não termina quando o sorriso do paciente está alinhado. A finalização só acontece após o uso correto do aparelho de contenção.

O que é a contenção?

O aparelho de contenção nada mais é do que um dispositivo utilizado para impedir a movimentação da dentição. E é justamente por isso que, na maior parte dos casos, a etapa final de um tratamento para o alinhamento dos dentes de um paciente envolve o uso da contenção.

São dois os grupos que dividem os tipos de aparelho de contenção existentes: o aparelho móvel de contenção e o aparelho de contenção fixo.

A necessidade de se utilizar o aparelho de contenção, assim como o modelo a ser escolhido, depende da situação de cada paciente. Para fazer uma indicação, o dentista irá analisar o resultado almejado, a arcada dentária e o histórico do paciente, por exemplo.

Aparelho ortodôntico: como decidir qual tipo de aparelho usar?

Para garantir a melhor funcionalidade, estética e durabilidade do seu tratamento, de acordo com as suas necessidades, recomendamos que você faça uma avaliação com um dentista especializado antes de tomar qualquer decisão sobre o aparelho ortodôntico que você usará.

Nas clínicas odontológicas DenteBelo você tem acesso aos mais diversos tratamentos dentários de qualidade, a um custo acessível, com os melhores profissionais do mercado.

Especialidades da Clínica DenteBelo:

Cuide dos seus dentes com a dentebelo - banner cta
Implantes Dentários
Dentistas Especializados
Tratamentos Dentários
Harmonização Facial
Invisalign
Prótese Dentária
Restauração de Sorrisos
Tratamento de Canal
Periodontia
Lipo de Papada
Ácido Hilaurônico
Bruxismo