Gengivite

A inflamação da gengiva mais conhecida como gengivite é o estágio inicial da doença da gengiva. A causa da doença é a placa, uma película viscosa e incolor de bactérias que se forma nos dentes e na gengiva. Se a placa não for removida pela escovação e uso de fio dental diários, produz toxinas (ácidos) que irritam a mucosa da gengiva e causam a gengivite. No estágio inicial os danos podem ser revertidos, uma vez que o osso e o tecido conjuntivo que segura os dentes no lugar ainda não foram atingidos. Entretanto, se não for tratada, a gengivite pode evoluir para uma periodontite e causar danos permanentes aos dentes.

Sintomas da Gengivite

Os sintomas mais comuns da gengivite incluem gengiva vermelha, inchada e sensível que pode sangrar durante a escovação. A doença gengival pode formar bolsas entre os dentes e a gengiva, onde se acumulam restos de comida e placa.

Tratamentos para Gengivite

O tratamento de gengivite começa com uma consulta com o dentista para efetuar uma limpeza profissional, e eliminar o tártaro e a placa. O tártaro é uma substância dura que recobre os dentes quando a placa se acumula durante certo tempo.

Depois disso, as gengivas podem ficar sensíveis durante alguns dias. Há fio dental específico para gengivas sensíveis (e também para limpar ao redor de aparelhos dentais). A saúde oral se mantém mediante uma rotina saudável de escovação dos dentes, sendo o ideal duas a três vezes por dia e uso diário de fio dental.

Como prevenir a Gengivite

Para prevenir a gengivite é essencial uma boa higiene bucal. A limpeza profissional também é muito importante, pois uma vez que a placa se acumula e endurece (tornando-se tártaro), apenas o dentista poderá removê-la.

Você pode prevenir a gengivite com as seguintes recomendações:

 

  • Escovação correta e uso do fio dental para remover placa e restos de alimentos;
  • Alimentação correta para garantir nutrição adequada;
  • Evitar cigarros e outras formas de tabaco;
  • Ir ao dentista regularmente.

Dente Belo - Clínica Odontológica

A Clínica Dente Belo oferece diversos outros serviços de odontologia, com preços acessíveis à população. Confira os serviços odontológicos oferecidos pela Dente Belo, ou se preferir, entre em contato diretamente pelo e-mail: [email protected] ou pelo telefone: (51) 3224-2755 e agende sua consulta.

Por que a DenteBelo

+70

mil pacientes atendidos

+40

mil próteses

+15

mil implantes

Antes e depois

Já que chegou até aqui, já sabe o por quê
de fazer o tratamento.

FALE PELO WHATSAPP