Aparelho autoligado: Tudo o que você precisa saber sobre esse dispositivo!

O aparelho autoligado está revolucionando a área da ortodontia.

Dentre os tipos de aparelho dentário disponíveis no mercado, este é muito procurado por pessoas que querem alinhar seus dentes e não podem utilizar o aparelho invisível.

Sendo uma opção mais moderna que o aparelho metálico tradicional, o aparelho autoligado integra funcionalidade e estética. Ainda, esta solução possui força e resistência superiores, de modo bastante confortável.

Leia este artigo para entender o que é o aparelho autoligado, descobrir quais são os tipos de aparelho ortodôntico autoligado e todas as suas vantagens, aprender como escovar os dentes com aparelho autoligado e muito mais!

 

O que é o aparelho autoligado e quais são seus tipos?

Com os avanços tecnológicos surgiram muitas alternativas de tratamentos dentários para a correção dos dentes. Sendo considerado um progresso na ortodontia, o aparelho autoligado é uma dessas alternativas.

Este tipo de aparelho dentário é uma solução moderna que traz agilidade para o tratamento por utilizar o fio termoativado.

Diferentemente do aparelho fixo tradicional, o aparelho autoligado não utiliza ligaduras elásticas (as conhecidas “borrachinhas” coloridas). Assim, este tipo de aparelho dentário é conhecido como aparelho autoligado ou aparelho autoligável.

O tratamento com o aparelho autoligado é mais eficiente e menos doloroso que o convencional, embora ambos funcionem de forma parecida, podendo ser até 50% mais rápido.

 

Quanto tempo dura o tratamento com o aparelho autoligado?

Em média, o tempo de tratamento com este dispositivo é reduzido em pelo menos 30%, normalmente durando de um a dois anos, mas seu total dependerá de cada indivíduo.

Lembre-se de que somente o seu dentista poderá fazer uma estimativa da duração para o seu caso específico, podendo sofrer alterações conforme as condições de movimentação de seus dentes.

 

Como o aparelho autoligado funciona?

A técnica do aparelho ortodôntico autoligado funciona de maneira bem simples, confira:

O uso do aparelho autoligado acarreta na movimentação da arcada dentária e o resultado final do tratamento é o almejado alinhamento dos dentes e a correção do sorriso.

De forma resumida, a movimentação da arcada acontece continuamente através da aplicação de pressão nos dentes.

Isso tudo só é possível por meio de um sistema específico, composto por braquetes e pelo fio termoativado.

 

Braquetes:

Entre os componentes dos aparelhos ortodônticos autoligados, os braquetes possuem um tamanho reduzido e não têm necessidade de ligaduras elásticas, influenciando positivamente a estética do sorriso ao longo do tratamento com o aparelho.

Facilmente reconhecíveis, são as “pedrinhas” ou “quadradinhos” que encontram-se fixados sobre os dentes. Ou seja, os braquetes são as estruturas pelas quais passam o fio ortodôntico do aparelho.

Fio termoativado:

O fio ortodôntico utilizado no tratamento com o aparelho autoligado é o fio termoativado: um recurso inovador e mais eficiente, que contrai e expande conforme a temperatura, aplicando uma força nos dentes de forma assertiva e constante.

Durante o tratamento com este material são necessários menos fios e menos manutenções, o que acelera os resultados.

 

Quais são os tipos de aparelho autoligado? Quais suas cores?

Os tipos de aparelhos autoligados são: os passivos, os ativos e os interativos. Para escolher entre eles, converse com seu dentista e veja qual dos três se adequa melhor às suas condições.

Independente de seu tipo, nenhum deles utiliza ligaduras elásticas. Então, sem as “borrachinhas” coloridas, fica a dúvida: quais as cores do aparelho autoligado?

A confecção do aparelho é feita a partir de materiais transparentes ou metálicos, incluindo porcelana e policarbonato. Levando isso em conta, com bráquetes praticamente imperceptíveis, o aparelho autoligado é bem mais discreto que o aparelho fixo convencional.

 

Quando usar o aparelho autoligado?

A fim de obter o sorriso dos seus sonhos, tendo principalmente discrição, mas sem abrir mão de conforto e agilidade, o aparelho autoligado é uma excelente opção para os pacientes que procuram uma alternativa ao uso do aparelho metálico.

Diversos problemas podem ser corrigidos com o aparelho autoligado. Veja os principais:

  1. Mordida cruzada e correção de mordida (oclusão);
  2. Apinhamento, dentes desalinhados e tortos;
  3. Espaçamento entre dentes (diastema);
  4. Recuperação de espaços quando se perde um dente.

Se você está procurando um aparelho apenas para fechar o espaço entre os dentes, mas não se importa com a estética durante o tratamento, não existe uma diferença muito significativa entre o aparelho autoligado e o convencional.

 

Crianças podem fazer tratamento com aparelho autoligado?

Não existe idade específica para a indicação do tratamento com o aparelho. A partir dos 7 anos de idade, crianças já são capazes de fazer sua higiene bucal sem a ajuda de um adulto.

Dito isso, o uso do aparelho autoligado é indicado para crianças, jovens e adultos, sempre levando em conta a avaliação das restrições e necessidades de cada um.

Atenção: a Associação Americana de Ortodontia recomenda que seja feita uma avaliação com um ortodontista.

 

Quais são os benefícios do aparelho autoligado?

Investir em um aparelho autoligado traz diversas vantagens ao paciente. A seguir, falaremos sobre cada uma delas, comparando este inovador aparelho ao metálico convencional.

Vantagens do aparelho autoligado:

Aparelho mais discreto

Como mencionado anteriormente, este aparelho não utiliza ligaduras e possui braquetes menores (transparentes e bem pequenos). Consequentemente, o uso deste dispositivo ortodôntico pode passar despercebido.

Esta é uma excelente alternativa a todas as pessoas que preferem não chamar atenção para o seu sorriso durante o tratamento, seja por questões pessoais ou profissionais.

 

Manutenções ágeis, com menos visitas ao dentista

Por não precisar das ligaduras, a interação entre o braquete e o fio é mais suave, ocasionando um atrito menor entre os dentes. O resultado desse contato é um tratamento com mais estabilidade, o que torna as consultas para manutenção bem menos frequentes.

As idas à clínica podem variar, já que dependem do tipo de fio utilizado na troca. Elas podem ocorrer a cada 45 dias, dois meses ou até mesmo uma vez por trimestre, ao invés de uma vez por mês (como é necessário no método tradicional).

Além disso, as visitas ao dentista são mais rápidas. Por quê? A resposta é simples: muito tempo é poupado na consulta devido à ausência das ligaduras elásticas.

A manutenção é efetuada de modo mais ágil sem a troca das ligaduras que são demandadas pelo aparelho convencional!

 

Menos dor e mais conforto durante o tratamento

Além de ser mais eficiente, o tratamento sem as ligaduras elásticas machuca menos, pois existe uma grande redução da pressão aplicada sobre as gengivas, os dentes e os ossos do paciente.

A moderna tecnologia do aparelho autoligado reduz a irritação e a sensibilidade na boca, diminuindo a sensação incômoda e de dor durante o tratamento.

Outro ponto importante é que, além de sentir menos desconforto no dia a dia, o paciente também sofrerá menos a cada troca de fio durante a realização das manutenções necessárias.

 

Higienização mais eficaz

Quando comparado ao aparelho tradicional, o aparelho autoligado tem menor acumulação de restos alimentares e menor retenção de placa na boca. Esses dois fatores observados são responsáveis por mais duas outras vantagens: a menor probabilidade de desenvolvimento de manchas nos dentes e menor incidência de degradação do esmalte dentário por bactérias.

Além disso, a ausência das tradicionais “borrachas” faz com que o uso de fio dental seja muito mais fácil, o que torna a higienização bucal mais eficaz e a escovação bem mais prática.

 

Boca mais saudável

Com o uso do aparelho autoligado, ao invés do tradicional, manter a saúde bucal em dia é ainda mais simples.

Isso acontece justamente por causa da higienização eficaz, dado que com ela o risco de acúmulo de bactérias diminui e problemas como cáries, gengivite e tártaro são prevenidos.

 

Cuidados importantes com o aparelho autoligado

Sem uma rotina de higiene bucal adequada, o funcionamento do seu tratamento pode ser comprometido. Então, para conquistar seu belo sorriso harmônico, você precisa tomar alguns cuidados com o aparelho autoligado.

Preste atenção nos cuidados mais importantes que devem ser adicionados à sua rotina:

  1. Sua higienização deve ser frequente e cuidadosa;
  2. Faça movimentos precisos, com menos força;
  3. Lembre-se da limpeza com fio dental, passando-o debaixo do fio termoativado e nos espaços entre os dentes;
  4. Use escovas ortodônticas específicas para a limpeza de aparelhos.

Dica extra: evite alimentos que possuam consistência mais dura como torresmos e maçãs, por exemplo.

 

Como escovar os dentes com aparelho autoligado?

A escovação correta com aparelho é fundamental para evitar problemas relacionados ao acúmulo de partículas alimentícias e bactérias.

Escove seus dentes com muita calma, passando pelos cantos e as laterais, atentando-se a todas as áreas da boca.

Lembre-se de que as visitas periódicas ao dentista fazem toda a diferença. Idealmente, visite seu dentista a cada seis meses para fazer uma limpeza profissional (profilaxia).

 

Investir no aparelho autoligado vale a pena?

O valor total de um tratamento com qualquer aparelho dentário depende de muitos fatores, tais quais:

  1. Materiais (cerâmica, transparente, metalizado, etc) e durabilidade;
  2. Fornecedor e região de fabricação;
  3. Número de consultas necessárias para manutenção;
  4. Duração do tratamento.

Por ser um aparelho que demanda menos tempo de tratamento para atingir o resultado desejado, ao longo do tempo o paciente pode economizar com a escolha do autoligado, mesmo que a princípio ele pareça mais caro que o aparelho convencional.

De qualquer maneira, este aparelho ainda é mais barato que outras alternativas, como o alinhador transparente, por exemplo.

A fim de saber se o investimento se adequa às suas necessidades e expectativas, sugerimos que você faça uma análise de custo-benefício (com todas essas variáveis) antes de tomar qualquer decisão.

 

Como decidir qual aparelho usar?

Para decidir qual é o aparelho dentário ideal para você, recomendamos que você faça uma avaliação com um dentista especializado, que levará em consideração sua saúde bucal, estilo de vida e objetivos.

Assim, seu tratamento terá o melhor resultado possível de acordo com as suas necessidades, garantindo melhor funcionalidade, estética e durabilidade.

Volte a sorrir com confiança!

Quer saber se você também pode se beneficiar desse recurso acessível e prático?

Escolha a unidade mais próxima e agende sua avaliação gratuita com um de nossos profissionais! Se tiver alguma dúvida, entre em contato conosco.

Aparelho dentário na DenteBelo.

Venha sorrir com a Dente Belo!

LEIA TAMBÉM:

 – Para que serve a “borrachinha” do aparelho ortodôntico?

 – Alinhadores Invisalign

 – Quais são os tipos de aparelhos dental?