Aparelho de contenção: por que seu uso é tão importante?

O uso correto do aparelho de contenção pode definir o sucesso de seu tratamento ortodôntico para alinhamento dentário.

Quer entender o que é, como funciona e para que serve o aparelho de contenção?

Leia este artigo para descobrir as respostas às perguntas anteriores e às dúvidas mais frequentes que dizem respeito a este importante aparelho.

 

O que é o aparelho de contenção e quais são os seus tipos?

A última etapa de um tratamento com aparelho ortodôntico não termina quando o sorriso do paciente está alinhado. A finalização só acontece após o uso correto do aparelho de contenção.

Mas, afinal, o que é a contenção?

O aparelho de contenção nada mais é do que um dispositivo utilizado para impedir a movimentação da dentição. E é justamente por isso que, na maior parte dos casos, a etapa final de um tratamento para o alinhamento dos dentes de um paciente envolve o uso da contenção.

A necessidade de se utilizar o aparelho de contenção, assim como o modelo a ser escolhido, depende da situação de cada paciente. Para fazer uma indicação, o dentista irá analisar o resultado almejado, a arcada dentária e o histórico do paciente, por exemplo.

 

Quais são os tipos de aparelho de contenção?

São dois os grupos que dividem os tipos de aparelho de contenção existentes: o aparelho móvel de contenção e o aparelho de contenção fixo.

Antes de conhecer mais sobre cada um deles, lembre-se: ao utilizar qualquer aparelho, siga as orientações do dentista responsável por seu tratamento.

 

Aparelho móvel de contenção:

Com um nome autoexplicativo, este tipo de aparelho de contenção pode ser retirado da boca a qualquer momento pelo próprio paciente, sem que qualquer ajuda seja necessária. Da mesma forma, sua colocação é bem simples.

Entre os aparelhos de contenção, este é mais conhecido e seu uso é indicado para períodos de tratamento mais breves em que os casos não são tão graves, podendo ser utilizado em qualquer arcada dentária: tanto na superior quanto na inferior. Mesmo assim, em grande parte dos casos, ele é utilizado na arcada superior e fica encaixado no céu da boca.

O aparelho de contenção removível sempre é desenvolvido especificamente para o paciente que o usará, para ter o encaixe perfeito e ser mais confortável, sendo composto por partes de metal e de plástico. Para isso é feito um escaneamento intraoral ou um molde da arcada dentária.

Ainda, sua estética é mais agradável que a do aparelho ortodôntico móvel, pois é mais discreto, tendo somente um único fio metálico passando em frente aos dentes.

Quanto ao período de utilização do aparelho de contenção, normalmente os aparelhos móveis são indicados para o período noturno ou de forma integral, sendo retirado em todos os momentos que envolvem a ingestão de alimentos e também sempre que a higienização bucal for realizada.

Por fim, sua higienização é bem simples e o aparelho de contenção móvel é mais higiênico.

 

Aparelho de contenção fixo:

Indicado para os tratamentos de longa duração, o aparelho de contenção fixo é muito mais utilizado na arcada dentária inferior, mas seu uso também pode ser feito na arcada superior.

Diferentemente da contenção móvel, o aparelho de contenção fixo não pode ser removido pelo paciente. Tanto a sua manutenção periódica quanto a sua retirada devem ser feitas apenas pelo ortodontista responsável pelo tratamento.

O aparelho de contenção fixo é basicamente composto por um fio de aço que pode ser reto ou com ondulações, dependendo de cada situação. Ao ser confeccionado para o paciente, o dentista pode escolher quantos dentes ele irá ‘pegar’: dois, quatro ou seis. Tal escolha depende do resultado desejado.

Quando comparada à estrutura da contenção móvel, a estrutura da contenção fixa é muito mais simples e os componentes deste aparelho ficam fixados à face interna (parte que tem contato com a língua) dos dentes frontais.

Por esse motivo o uso da contenção fixa é mais discreta, já que não compromete a estética do sorriso.

Além disso, outra vantagem deste tipo de aparelho é que ele não atrapalha a fala e não é desconfortável como o aparelho ortodôntico, pois não possui componentes que geram atrito como os braquetes, por exemplo.

Ainda, sua higienização é muito simples, mas demanda um pouco mais de atenção para evitar o acúmulo de sujeira.

 

Para que serve a contenção em um tratamento dentário?

O aparelho de contenção é parte fundamental dos tratamentos que têm como objetivo final a harmonização do sorriso através do alinhamento dentário, pois a contenção serve para fazer com que os dentes sejam mantidos na posição alcançada pelo aparelho ortodôntico.

O posicionamento adequado e harmônico dos dentes precisa ser aceito pelo organismo do paciente. Para que isso aconteça, os tecidos devem ser repostos e reorganizados de acordo com a nova anatomia da arcada dentária e tal processo é uma forma de adaptação que exige tempo.

Sendo assim, já que o aparelho de contenção garante todo o tempo que é essencial ao organismo para a necessária renovação e reposição de fibras e dos tecidos periodontais, seu uso é recomendado na maioria das situações.

A recomendação desta última etapa de um tratamento ortodôntico é extremamente importante e deve ser cumprida com rigor pelo paciente. Do contrário, o desalinhamento dos dentes pode voltar a aparecer porque a movimentação dentária é um curso natural.

 

Quanto tempo dura o tratamento com aparelho de contenção?

Depois de um longo tratamento para a correção e o alinhamento de seu sorriso, você deve estar se perguntando: por quanto tempo devo usar o aparelho de contenção?

Essa pergunta não tem uma resposta definitiva.

O período de utilização do aparelho de contenção depende de muitas questões individuais, mas a boa notícia para quem precisa da contenção móvel é que uma média pode ser estimada e assim é possível se ter uma ideia de quanto tempo será necessário até que o tratamento seja concluído.

Normalmente o uso do aparelho de contenção móvel para a finalização do tratamento leva entre um e dois anos, mas tenha em mente que esse número varia para cada paciente. Durante este período, visitas à clínica odontológica são frequentes: nos primeiros meses, mensalmente; depois, a cada semestre.

Agora, para aqueles que têm vontade de saber por quanto tempo o aparelho de contenção fixo deve ser utilizado, a resposta não irá agradar: provavelmente, seu uso será durante toda a vida.

Alguns dentes tendem a se mover por bem mais tempo, principalmente os que estão localizados na arcada inferior. Por isso, o uso do aparelho de contenção fixo tem um tempo considerado “indeterminado”. Neste caso, as visitas à clínica odontológica ocorrem com menos frequência e são acordadas com o dentista.

De fato, a determinação do período necessário de uso da contenção será feita pelo profissional, levando em consideração as particularidades do paciente.

Confira nossas dicas:

Importantes cuidados com o aparelho de contenção

Sem uma rotina de higiene bucal adequada, o funcionamento do seu tratamento pode ser comprometido pelo surgimento de cáries, tártaro e gengivite, por exemplo. Então, para conquistar seu belo sorriso alinhado, você precisa tomar alguns cuidados durante o tratamento com o aparelho de contenção.

Preste atenção aos cuidados que são considerados os mais importantes e devem ser adicionados à sua rotina:

  1. A higienização de seu aparelho deve ser frequente e cuidadosa, podendo ser realizada com a mesma frequência de suas higienizações feitas ao longo do dia;
  2. Faça movimentos precisos, com menos força: a higienização suave apresenta resultados melhores;
  3. Lembre-se da limpeza com fio dental, passando-o nos espaços entre os dentes;

 

Como escovar os dentes com aparelho de contenção?

Para fazer a escovação correta com aparelho, alguns cuidados são necessários e dependem do tipo de aparelho que está sendo usado.

A limpeza do aparelho de contenção móvel é feita fora da boca, com uma escova de dentes com cerdas macias e creme dental. Já a limpeza da contenção fixa exige um pouco mais de atenção: ela deve ser feita normalmente, junto com a escovação dos dentes e o uso do fio dental e do passa fio ortodôntico (uma ferramenta específica que ajuda muito na limpeza, principalmente das áreas curvas).

A higienização bucal adequada é fundamental para evitar problemas relacionados ao acúmulo de partículas alimentícias e bactérias.

Escove seus dentes com muita calma, passando pelos cantos e as laterais, atentando-se a todas as áreas da boca.

Lembre-se de que as visitas periódicas ao dentista fazem toda a diferença. Idealmente, visite seu dentista a cada seis meses para fazer uma limpeza profissional (profilaxia).

 

Como decidir qual aparelho ortodôntico usar antes da contenção?

Antes de decidir qual tipo de aparelho usar, você sabe por que usar aparelho ortodôntico? Caso já saiba as razões para seu uso, o próximo passo é decidir qual é o aparelho dentário ideal para você.

Para isso, recomendamos que você faça uma avaliação com um dentista especializado que levará em consideração sua saúde bucal, estilo de vida e objetivos.

Assim, seu tratamento terá o melhor resultado possível de acordo com as suas necessidades, garantindo melhor funcionalidade, estética e durabilidade.

Volte a sorrir com confiança!

Quer saber se você também pode se beneficiar desse recurso acessível e prático?

Escolha a unidade mais próxima e agende sua avaliação gratuita com um de nossos profissionais! Se tiver alguma dúvida, entre em contato conosco.

Aparelho dentário na DenteBelo.

Venha sorrir com a Dente Belo!

LEIA TAMBÉM:

 – Aparelho autoligado: tudo o que você precisa saber sobre esse dispositivo!

 – Para que serve a “borrachinha” do aparelho ortodôntico?

 – Alinhadores Invisalign

 – Quais são os tipos de aparelhos dental?