Prótese com Grampos: visível ou invisível. Qual a melhor opção?

A prótese dentária com grampo – também chamada de ppr com grampo ou ponte móvel – é uma armação, muito utilizada em tratamentos que têm como prioridade a melhoria da aparência do sorriso, efetuando a reposição de dentes ausentes.

Para que esta técnica seja utilizada, o paciente necessita ter uma quantidade mínima de dentes. Consequentemente, pessoas que perderam completamente seus dentes não podem fazer uso desse tratamento, pois os dentes são essenciais para seu funcionamento. Se esse for o seu caso e você estiver em busca de um tratamento, confira a diferença entre prótese e implante dentário para entender quais são as opções disponíveis para você.

Neste artigo, você irá conhecer os tipos de prótese com grampo disponíveis no mercado e entender as principais vantagens e desvantagens entre as prótese com grampo visível ou invisível. Siga a leitura e saiba mais.

 

O que é a prótese com grampo e quais são seus tipos?

A prótese com grampo é classificada como uma prótese parcial: um dispositivo protético que tem como propósito a reposição parcial de dentes. Isso acontece porque esse tipo de prótese usa alguns dentes como apoio de fixação, com a ajuda de grampos presos neles.

Tradicionalmente, a ponte móvel é feita com grampos de metal. Dessa forma, a estética final do tratamento deixa a desejar. As exigências em relação à aparência são cada vez maiores. Sendo assim, a demanda por uma opção de prótese com grampo mais bonita acabou surgindo e foi inevitável o desenvolvimento de outros tipos de próteses, com características distintas e grampos esteticamente agradáveis.

 

Tipos de prótese com grampo

Existem três modelos de prótese dentária com grampos, e seus nomes mudam de acordo com o tipo de grampo utilizado: metálico, invisível e flexível.

A prótese com grampo metálico, como o próprio nome diz, tem sua fixação executada por grampos metálicos. Isso pode ser um problema para os pacientes que estão em busca de uma solução discreta, pois os grampos de metal apresentam alto contraste em relação aos dentes.

Em contrapartida, a prótese dentária removível com grampo invisível possui grampos que são disfarçados em meio aos dentes, sendo uma ótima alternativa para quem procura uma alternativa à prótese com grampos de metal.

Outra opção, ainda mais discreta, é a prótese com grampo flexível. Os grampos deste modelo de prótese são constituídos por acrílico e silicone, o que assegura outra vantagem estética: além de ser visivelmente harmônica aos dentes naturais, a prótese com grampo flexível é bem mais agradável porque seus grampos apresentam semelhança com as gengivas.

 

Preço da prótese com grampo

O custo de uma prótese dentária com grampo varia bastante, pois seu valor final é influenciado por numerosos fatores. Por esse motivo, cada paciente terá que investir um valor diferente em sua prótese.

O primeiro fator que afeta o preço da prótese é o tipo de grampo escolhido e a qualidade dos materiais usados pelo fornecedor. Ainda, a diferença de preços acontece de acordo com o orçamento do laboratório que produzirá a prótese e da clínica onde o tratamento será realizado. Outro fator a ser considerado é a região da instalação.

 

Cuidados com a ponte móvel

Para que você garanta que sua prótese com grampo dure o máximo possível, preste atenção nas nossas dicas de cuidados com sua prótese e faça a manutenção de seu tratamento apenas quando for realmente necessário, sem precisar gastar antes da hora.

O primeiro cuidado que você deve ter é a boa higienização de sua prótese. Assim como a higiene bucal influencia bastante na aparência de seus dentes naturais, a higienização adequada da prótese dentária com grampo é fundamental para evitar problemas relacionados ao acúmulo de partículas alimentícias e bactérias. Por isso, acrescente à sua rotina de higiene bucal o hábito de escovar e limpar sua prótese, lembrando-se de usar o fio dental! Se quiser, você também pode fazer uso de um enxaguante bucal.

A fim de diminuir a chance de que sua prótese seja danificada por maus cuidados, aqui está uma lista de recomendações para seu bom uso:

– Tenha cuidado para não deixar sua prótese cair no chão, evitando colocá-la em qualquer lugar sem proteção
– Antes de dormir, retire sua prótese e deixe-a submersa em um copo com água, assim você evita que ela resseque
– Higienize sua prótese com água em temperatura ambiente ou gelada
– Marque uma consulta com seu dentista caso sinta algum incômodo ou perceba que o encaixe mudou (é muito importante que apenas um profissional arrume sua prótese)

Por fim, mas não menos importante, lembre-se de que as visitas periódicas ao dentista fazem toda a diferença. Idealmente, visite seu dentista a cada seis meses para fazer uma limpeza profissional (profilaxia) e aproveite para avaliar se sua prótese precisa de algum tipo de ajuste ou manutenção.

 

Prótese com grampo invisível ou flexível valem a pena?

 

Vantagens:

A principal vantagem dessas próteses, quando comparadas à prótese com grampo de metal, é muito clara: o resultado estético. Esse modelo diminui drasticamente a visualização dos grampos e deixam o sorriso todo harmônico. O sorriso mais bonito, sem o contraste que o metal impõe, traz outro benefício além do estético: a melhora na auto estima do paciente.

Um fator muito importante e que não pode ser ignorado é a aparência final do sorriso que a prótese dentária com grampo irá promover. Muitos pacientes acabam tendo dificuldade em manter uma vida social mais ativa quando usam a prótese com grampo de metal, pois sentem vergonha do aspecto visual de seu sorriso com ele.

 

Desvantagens:

No caso dos grampos invisíveis ou flexíveis, existem vários pontos negativos que podem fazer com que essa opção não valha a pena para você.

Em geral, as próteses com grampo duram poucos anos, mas isso é comum a muitos dos dispositivos removíveis para tratamentos dentários. Porém, o grampo metálico tende a durar mais tempo que suas duas outras alternativas de materiais.

Outro problema desses grampos estéticos, em relação às próteses dentárias com grampo de metal, é a redução na eficácia mastigatória. Ainda, a menor estabilidade e diminuição na apreensão do dispositivo também são descritas por pacientes, mas com menos frequência.

Entre as desvantagens dessas próteses, a mais importante está relacionada à dificuldade inicial de adaptação sofrida por muitos pacientes que fazem essa escolha por causa da estética mais atraente. Os primeiros dias são desconfortáveis e dolorosos e podem trazer obstáculos para a mastigação e a fala.

 

Como decidir qual prótese dentária usar?

Para decidir qual o tipo de prótese dentária ideal para você, é recomendado fazer uma avaliação com um dentista especializado, que levará em consideração sua saúde bucal, estilo de vida e objetivos. Assim, você terá o melhor resultado possível de acordo com as suas necessidades, garantindo melhor funcionalidade, estética e durabilidade.

Quer saber se você também pode se beneficiar desse recurso acessível e prático?

Escolha a unidade mais próxima e agende sua avaliação gratuita com um de nossos profissionais! Se tiver alguma dúvida, escreva um comentário ou entre em contato conosco.

Prótese dentária na DenteBelo.

Venha sorrir com a Dente Belo!

LEIA TAMBÉM:

Prótese protocolo, o que é?

Prótese parcial removível: todas as informações!

 

Tratamentos odontológicos na DenteBelo

Implante dentário

Prótese dentária

Clareamento dental

Ortodontia

Alinhador Invisalign

Aparelho ortodôntico

Clínica geral

Tratamento de canal

Gengivite

Periodontia

Bruxismo

Ácido hialurônico

Bichectomia

Lipo de papada