Prótese de Resina: o que você mais precisa saber!

O tratamento com prótese de resina é um dos mais indicados, pois não existem restrições sobre sua aplicação e pode ser feito em crianças e adultos, independente de sua idade.

As indicações de uso vão desde fraturas dentárias até renovações estéticas do sorriso, garantindo maior rapidez no atendimento e aplicação.

Neste artigo, você irá descobrir sobre os principais tipos de próteses em resina, indicações e custo do tratamento, a diferença da resina para a porcelana e os cuidados básicos para garantir a maior durabilidade e qualidade da sua prótese. Continue a leitura e saiba mais.

 

O que é a prótese de resina e quais são seus tipos?

De forma simples, a resina é um plástico reforçado que pode ser usado na produção de próteses (facetas) dentárias laminadas. As facetas conseguem imitar as principais características da aparência dos dentes naturais (transparência, opalescência e cor) e, consequentemente, são usadas para mudar ou recuperar a forma e cor dos dentes, ao revestirem sua parte visível. O resultado é a bela estética em harmonia com os dentes naturais.

Existem muitos fabricantes (nacionais e estrangeiros) de resinas para tratamentos odontológicos e, por isso, você deve procurar uma clínica que trabalhe com os melhores fornecedores. A composição das resinas varia de acordo com cada marca, o que interfere na qualidade do produto e, consequentemente, no tratamento.

três tipos de resina mais comuns de serem encontrados:

  • Resina acrílica;
  • Resina fotoativada;
  • Resina composta fotoativada.

A resina acrílica é usada para próteses grandes como dentaduras, por exemplo. A resina fotoativada em laboratório é usada para facetas, coroas e onlays, sendo aplicada sobre uma moldagem do próprio paciente. A resina composta fotoativada é mais usada para restaurações ou facetas diretamente no dente.

 

Quando a prótese de resina é indicada?

Muitos problemas estéticos podem ser corrigidos com a prótese de resina, como: mudanças na forma, volume, comprimento e cor dos dentes; fechamento de espaços entre dentes; recuperação de desgastes; e muito mais!

Em casos que necessitam de soluções com grande urgência, essa é a escolha certa. A reconstrução de dentes fraturados pode ser feita com maior rapidez, inclusive em uma única consulta, se a resina for o material escolhido para as facetas a serem utilizadas.

Sobre a indicação das próteses de resina, não há dúvida: o tratamento é seguro para os dentes e pode ser feito em crianças e adultos, independente de sua idade.

Desde fraturas dentárias até renovações estéticas do sorriso, levando a recuperação da autoestima, o tratamento com facetas em resina é indicado, pois não existem restrições sobre sua aplicação.

 

Quanto custa uma prótese dentária de resina?

O custo do tratamento com facetas de resina é influenciado por muitos fatores. Sendo assim, o valor final é diferente para cada paciente.

O primeiro fator que afeta o custo da prótese dentária de resina é o número de dentes a serem tratados. Quanto menos dentes, menor o custo, pois menos material será utilizado. Se a quantidade for muito alta, talvez seja necessária mais de uma consulta para que o tratamento seja finalizado, e isso pode aumentar o valor total. Caso o tratamento possa ser feito em uma única sessão, o custo será mais baixo.

O segundo fator que está diretamente relacionado ao total a ser investido é o material escolhido da resina. Como mencionado anteriormente, existe mais de um tipo de resina. Isso afeta o valor porque cada material tem uma composição e qualidade diferentes, variando de preço.

Outros fatores a serem considerados são o dentista e sua localização, pois cada um tem seu fornecedor e seus custos relacionados aos serviços prestados e ao consultório.

 

Prótese de procela ou resina: vantagens e desvantagens

Quando comparadas às próteses dentárias de porcelana, as restaurações em resina normalmente duram menos tempo porque o material é mais frágil. Porém, essa escolha tem vantagens e traz os benefícios da prótese dentária.

Vantagens da prótese de resina

Entre as vantagens da faceta de resina, em paralelo à de porcelana, destacam-se sua versatilidade, custo e tempo para obter o resultado almejado.

O tratamento com resina é mais versátil, dado que na maioria dos casos não requer o desgaste dentário necessário para a utilização da porcelana.

A construção de um implante de resina geralmente é mais rápida e mais barata que a confecção usando porcelana, pois pode ser feita diretamente no consultório do dentista, sem a necessidade de solicitação a um laboratório de próteses. Dessa forma, você pode ter seu sorriso mais bonito em uma única consulta e gastar menos.

Desvantagens da prótese de resina

Em contrapartida, dentre as desvantagens da prótese destacam-se suas opções de cores e o tempo médio de duração. Dentes de porcelana podem ser fabricados em mais de 20 tons diferentes, já os de resina possuem em torno de 8 alternativas para escolha. Na maior parte das vezes, a resina acaba amarelando e perdendo seu brilho com o tempo, o que é mais difícil de acontecer com a porcelana.

Sobre sua durabilidade, por ser um material com maior porosidade que a porcelana, a resina tem menos resistência e pode ser afetada mais facilmente por seus hábitos parafuncionais, de alimentação e de higiene.

Em virtude disso, os cuidados com a prótese de resina são extremamente importantes e não devem ser ignorados!

 

Cuidados com a prótese de resina

A frequência com que os implantes de resina normalmente são trocados é de, em média, três anos. Por ser um investimento alto, temos algumas dicas de cuidados com a prótese de resina para que suas facetas durem o maior tempo possível. Assim, você não gastará com manutenção antes da hora e poderá economizar um bom dinheiro.

Limpeza

O primeiro cuidado que você deve ter é a boa higienização de sua boca. Sim, sua higiene bucal influencia bastante na aparência da prótese dentária.

Escova certa

O segundo cuidado é fácil de seguir! Ao comprar sua escova dentária, tenha certeza de que as cerdas são macias.

Cuidados com a alimentação

No dia a dia, tente diminuir sua ingestão de alimentos que têm alta acidez, como as frutas cítricas, por exemplo. Além disso, também é importante prestar atenção no consumo de alimentos que contêm elevado poder de pigmentação, como o chimarrão, o chá preto e o café.

Manutenção

A cada ano, para recuperar o brilho e remover manchas, faça um polimento. Ainda, caso tenha alguma fratura pequena, agende uma consulta para reparo assim que possível. Adiar essas atividades de manutenção pode prejudicar o bom estado do tratamento no qual você investiu.

Hábitos

Por fim, mas não menos importante, preste atenção em seus hábitos parafuncionais e tente eliminá-los, pois no longo prazo eles podem causar lascamento ou quebras de dentes.

Entre os hábitos mais comuns que podem trazer complicações para seu tratamento com facetas de resina destacam-se: mascar chicletes; roer as unhas; morder objetos ou segurá-los com os dentes; chupar o dedo; briquismo ou bruxismo sem placa protetora; tirar a cutícula com os dentes; mastigar alimentos sempre do mesmo lado; apertamento labial; entre outros.

 

Quando não usar a prótese de resina?

Problemas odontológicos comuns como a forma, alinhamento ou até mesmo a cor dos dentes, dependendo do caso, não podem ser resolvidos com a faceta. O tratamento com a prótese de resina não funciona como uma solução para os seguintes casos:

  • Inclinações dentárias pronunciadas;
  • Bruxismo severo;
  • Dentes amontoados (ou apinhamento dental);
  • Retração gengival extensa;
  • Escurecimento dental severo (por antibióticos e fluorose dental).

Sendo assim, fazer uma avaliação com seu dentista é imprescindível antes de tomar qualquer decisão.

 

Como decidir qual prótese usar?

Para decidir qual o tipo de prótese dentária ideal para você, é recomendado fazer uma avaliação com um dentista especializado, que levará em consideração sua saúde bucal, estilo de vida e objetivos. Assim, você terá o melhor resultado possível de acordo com as suas necessidades, garantindo melhor funcionalidade, estética e durabilidade.

Quer saber se você também pode se beneficiar desse recurso acessível e prático?

Escolha a unidade mais próxima e agende sua avaliação gratuita com um de nossos profissionais! Se tiver alguma dúvida, escreva um comentário ou entre em contato conosco.

Prótese Dentária na DenteBelo.

Venha sorrir com a Dente Belo!

LEIA TAMBÉM:

 – Prótese protocolo: o que é?

 – Prótese parcial removível: todas as informações!

Prótese com Grampos: visível ou invisível. Qual a melhor opção?

 

Tratamentos odontológicos na DenteBelo

Implante dentário

Prótese dentária

Clareamento dental

Ortodontia

Alinhador Invisalign

Aparelho ortodôntico

Clínica geral

Tratamento de canal

Gengivite

Periodontia

Bruxismo

Ácido hialurônico

Bichectomia

Lipo de papada