Prótese dentária de silicone: a prótese flexível

Um sorriso incompleto prejudica a autoestima e a saúde bucal de qualquer pessoa. Por isso, a maior parte dos pacientes que perderam seus dentes se sentem constrangidos quando precisam se comunicar com alguém.

Se esse é o seu caso, não se preocupe: para solucionar esse problema e reabilitar o seu sorriso existem diversas opções de tratamentos odontológicos!

Entre as alternativas disponíveis no mercado, a prótese dentária de silicone é a mais procurada, principalmente pelos pacientes que almejam o melhor resultado estético sem abrir mão de seu conforto durante o uso de uma prótese dentária.

Quer saber os motivos de a prótese dentária de silicone ser uma das alternativas mais procuradas atualmente? Leia nosso artigo para descobrir a resposta dessa pergunta e muito mais!

Prótese dentária de silicone: O que é?

A prótese de silicone é um dispositivo protético com estética bastante agradável, que tem como principal função substituir os dentes faltantes de um paciente. Além disso, o objetivo final da prótese dentária de silicone é promover a recuperação das funções mastigatórias e da fala, assim como outros tipos de próteses dentárias.

Essa solução possui outros nomes, talvez você já tenha escutado algum deles. Ela é conhecida mais comumente como prótese flexível, mas também é chamada de prótese dentária flexível com grampo invisível ou prótese de silicone para os dentes.

Por ser a opção que proporciona uma estética mais agradável, ela consegue melhorar bastante a autoestima do paciente com o seu novo sorriso sem falhas. Além dos benefícios citados anteriormente, vale ressaltar que a prótese flexível de silicone dentária atua como uma proteção para a gengiva.

Tratamento com a prótese de silicone

É possível fazer o tratamento para substituição dos dentes com uma prótese de silicone total, parcial ou única (prótese dentária de silicone para 1 dente apenas).

Assim como outras próteses, esta é confeccionada a partir de um molde da arcada do paciente. O molde é feito pelo dentista durante a consulta e ele é extremamente importante para garantir o sucesso do tratamento.

Quando o dentista encomenda um dispositivo protético a um laboratório especializado, ele precisa encaminhar o molde da arcada de seu paciente, dado que é fundamental para a fabricação da prótese dentária sob medida.

Sem o molde personalizado, o encaixe perfeito da prótese de silicone à arcada não pode ser garantido. Por isso, jamais adquira uma prótese que não seja feita especificamente para você.

Depois de pronta a prótese, o paciente terá mais uma consulta com seu dentista e precisará experimentar seu dispositivo protético. Essa prova é uma etapa muito importante do tratamento e não pode ser ignorada, pois o paciente precisa avaliar se a prótese está confortável ou se precisa fazer alguma mudança. Caso necessite ser ajustada, a prótese voltará ao laboratório.

Após a conclusão dos ajustes finais, o paciente sairá sorrindo do consultório e perceberá prontamente a melhora em sua qualidade de vida, junto a todos os benefícios que a prótese dentária irá lhe proporcionar no seu dia a dia.

Como a prótese é fixada?

Cada tipo de prótese tem uma fixação diferente e é normal precisar de ajustes até que esteja confortável. Após os ajustes finais, a prótese está pronta para ser usada.

Para que a prótese fixa e sem implante seja instalada tranquilamente, é necessário ser feito um desgaste nos dentes.

No caso da prótese móvel e sem implante, pequenos ajustes podem ser necessários após a primeira prova, mas normalmente os dentes não precisam de nenhuma preparação além da profilaxia bucal.

Por fim, a prótese fixa com implante só pode ser moldada após a cicatrização e isso acaba fazendo com que o processo todo demore um pouco mais.

Quais são os tipos de prótese dentária de silicone?

Antes de saber mais sobre os tipos de prótese de silicone, entenda melhor este material:

Sobre o silicone das próteses:

O principal tipo de silicone utilizado para a confecção de próteses dentárias é o silicone vulcanizado, um material que impossibilita a aderência de microrganismos (o que facilita a higienização do dispositivo), mas que requer o uso de uma interface de metal para fixação à base de resina. Também é possível usar uma resina acrílica ou fluorelastômero.

Ele pode ser usado na fabricação de uma prótese dentária total, resultando em uma base de resina macia, o que é considerado uma vantagem, já que traz conforto porque o seu contato com a gengiva é mais agradável.

Os tipos de prótese de silicone:

Existem dois tipos de prótese de silicone: as próteses dentárias removíveis e as próteses dentárias fixas.

A indicação para o uso de cada tipo dependerá de muitos fatores, que incluem:

  1. Histórico médico do paciente;
  2. Características da mandíbula;
  3. Mordida do paciente (relação oclusal);
  4. Orçamento disponível.

O dentista especializado poderá sugerir a opção mais adequada para cada indivíduo. Por isso é realmente importante conversar com o profissional, sem medo de responder com sinceridade a todas as perguntas que ele fizer durante a consulta.

Prótese dentária removível de silicone

A prótese dentária de silicone removível garante tanto um belo sorriso quanto uma mastigação saudável. Confeccionada com base flexível, essa prótese é uma solução que pode ser usada por pacientes que têm ausência parcial ou total de seus dentes, inclusive por aqueles que não podem ou não querem ser operados.

Para que o tratamento com a prótese removível seja eficiente, o ideal é que o paciente faça consultas regulares com seu dentista (para verificar se quaisquer ajustes são necessários). Outro ponto relevante é que a substituição da prótese seja feita a cada quatro ou cinco anos, aproximadamente.

Prótese dentária fixa de silicone

Assim como a prótese removível de silicone, a prótese dentária fixa também tem como resultado um belo sorriso e uma mastigação saudável. Porém, esta prótese é recomendada aos pacientes que irão substituir apenas alguns dentes.

Em questão de funcionalidade, este tipo de prótese é melhor quando comparado ao modelo confeccionado a partir do acrílico. Isso se deve ao fato de seu design possibilitar uma atenção maior relacionada aos encaixes e às espessuras do dispositivo, pois ela alterna as características de rigidez e maleabilidade.

Este modelo de prótese é chamado de invisível porque não contém grampos metálicos e o seu material é mais discreto que os outros, tornando o dispositivo praticamente imperceptível na boca. Esse efeito visual dá ao paciente a sensação de liberdade ao usar a prótese porque ela se torna parte natural do sorriso.

 

Quais são as vantagens e desvantagens da prótese de silicone?

Desvantagens e contraindicações da prótese dentária de silicone:

Para garantir que sua prótese dure o maior tempo possível, sempre é recomendado que você faça visitas regulares a seu dentista.

No caso da confecção em silicone, o módulo elástico proporciona maior resistência à prótese dentária, então não há perigo de quebra ou ruptura da prótese. Mesmo assim, a longevidade da prótese dentária de silicone não pode ser garantida e essa é a principal desvantagem deste modelo de dispositivo dentário. Seu tempo de vida útil gira em torno de cinco anos e deve ser respeitado porque, após esse período, ela pode apresentar quaisquer problemas.

Outra desvantagem da escolha deste material é que não existe prótese dentária de silicone permanente (todos os seus modelos são removíveis, inclusive as próteses fixas).

Ademais, existem muitas situações que impedem seu uso… Verifique se esse é o seu caso:

Quando o paciente deve evitar fazer seu tratamento com a prótese dentária de silicone?

Infelizmente, existem algumas situações que não podem ser solucionadas com a prótese de silicone.

Apesar de a prótese dentária removível com grampo metálico não apresentar um resultado estético tão agradável quanto o resultado com uma prótese de silicone, ela é a solução ideal para certos casos, como:

  1. Pacientes que têm sorriso gengival alto;
  2. Pacientes com restrições de mobilidade dentária resultante da periodontite;
  3. Pacientes que possuem dificuldade motora para mastigação;
  4. Pacientes com ausência de dentes posteriores para suporte da prótese dentária;
  5. Pacientes que perderam pelo menos três dentes em um mesmo lado da arcada, mas não todos.

Agora que você já sabe em quais situações a técnica flexível do tipo grampo invisível deve ser evitada, confira suas indicações:

Em quais situações o tratamento com a prótese dentária de silicone é indicado?

Seja por queda, desgaste ou qualquer outro tipo de comprometimento, a prótese de silicone é indicada em diversos casos de perda de dentes.

Escolher o procedimento com a prótese de dentes de silicone traz muito mais vantagens do que desvantagens ao paciente. A prótese dentária de silicone é boa opção provisória para tratamentos com implantes dentários e apresenta uma possibilidade de tratamento para quem tem alergia a metais.

Caso o paciente tenha membranas mucosas com superfície irregular ou mucosa frágil, essa prótese é bastante recomendada por ter sua base caracterizada como flexível.

Vantagens e indicações da prótese dentária de silicone:

O principal benefício deste dispositivo protético é o resultado estético que o silicone proporciona.

  1. Rápida confecção da prótese;
  2. Recuperação da mastigação e da fala confortavelmente;
    O silicone protege a gengiva e não machuca durante a mastigação e a fala.
  3. Reduz o impacto da pressão exercida nas superfícies de apoio;
    Isso proporciona alívio para a estrutura óssea basal e para a mucosa.
  4. Melhora estética do sorriso, sem preocupação;
    Essa prótese tem aparência muito natural e por isso os resultados estéticos são excelentes.
  5. Não causa mau hálito;
    Desde o primeiro dia de uso, os cuidados básicos com a higienização da prótese de silicone são importantes. Tais cuidados devem ser feitos diariamente para manter as superfícies polidas e limpas sempre.
  6. O silicone não sofre deformações ou qualquer outro tipo de alteração decorrente da exposição ao calor.

 

Cuidados com a prótese de silicone removível

Para que você garanta que sua prótese de silicone para os dentes dure o máximo possível, preste atenção nas nossas dicas de cuidados com sua prótese e faça a manutenção de seu tratamento apenas quando for necessário.

Pacientes que utilizam esse tipo de prótese dentária precisam escovar seus dentes com muito cuidado após cada refeição.

Todos os dias, antes de ir dormir, o paciente deve remover sua prótese e deixá-la de molho em um recipiente com água. Uma alternativa de higienização bastante recomendada é que a prótese de silicone fique de molho com um produto específico e não tóxico sempre que possível.

 

Quanto custa o tratamento com a prótese de silicone dentária?

Enquanto lia este artigo, ou até mesmo durante suas buscas que lhe trouxeram até aqui, você deve ter se perguntado: A prótese dentária de silicone vale a pena?

Considerando todos os prós e contras mencionados até aqui, o investimento na prótese feita de silicone vale a pena, sim! Dentre as opções disponíveis no mercado, essa tem um excelente custo benefício.

Um dos fatores mais importantes para a tomada de decisão é o orçamento disponível e o resultado estético desejado pelo paciente. A grande questão é: Quanto custa uma prótese de silicone? A média do mercado é por volta de R$ 1.500,00 (mil e quinhentos reais) para a elaboração de três a cinco dentes.

O preço pode variar dependendo da região onde será feita, de seu modelo e fornecedor. Além disso, o número de dentes a serem substituídos pela prótese também afeta seu custo total. Quanto mais dentes forem necessários, mais caro é o orçamento para confecção da prótese.

Como decidir qual prótese usar?

Para decidir qual o tipo de prótese dentária ideal para você, é recomendado fazer uma avaliação com um dentista especializado, que levará em consideração sua saúde bucal, estilo de vida e objetivos. Assim, você terá o melhor resultado possível de acordo com as suas necessidades, garantindo melhor funcionalidade, estética e durabilidade.

Quer saber se você também pode se beneficiar desse recurso acessível e prático?

Escolha a unidade mais próxima e agende sua avaliação gratuita com um de nossos profissionais! Se tiver alguma dúvida, entre em contato conosco.

Prótese dentária na DenteBelo.

Venha sorrir com a Dente Belo!

LEIA TAMBÉM:

 – Prótese parcial removível: todas as informações!

 – Qual a melhor prótese dentária?

 – Prótese protocolo: o que é?

 – Prótese com Grampos: visível ou invisível. Qual a melhor opção?

 – Prótese de Resina: o que você mais precisa saber!

 – Quais são os tipos de prótese dentária?

Tratamentos odontológicos na DenteBelo

Implante dentário

Prótese dentária

Clareamento dental

Ortodontia

Alinhador Invisalign

Aparelho ortodôntico

Clínica geral

Tratamento de canal

Gengivite

Periodontia

Bruxismo

Ácido hialurônico

Bichectomia

Lipo de papada