Prótese parcial removível: todas as informações!

Muitos não sabem, mas a prótese removível é a forma mais antiga para repor dentes perdidos, além das dentaduras.

Neste artigo, você irá entender o que é uma prótese parcial removível e como ela funciona. Além desses pontos básicos, também abordaremos quais as vantagens deste tipo de prótese dentária e o quanto você precisa investir para ter a sua própria e um sorriso muito mais confortável e belo com ela!

Quer saber o passo a passo do tratamento com a prótese parcial removível? Continue a leitura e saiba tudo sobre esta alternativa que já existe há mais de setenta anos e permanece sendo uma das melhores opções de tratamento para a perda dos dentes.

 

O que é prótese parcial removível?

A prótese parcial removível é um dispositivo protético que tem como propósito a reposição parcial de dentes. Comumente utilizada em tratamentos que possuem como prioridade a melhoria da aparência do sorriso, através da reparação de dentes quebrados ou reposição de dentes ausentes, esse tipo de prótese também é conhecido por outros nomes, sendo eles: PPR, Rouch, prótese com grampo, prótese dentária parcial ou ponte móvel, por exemplo.

 

Para que serve?

Produzida praticamente do mesmo jeito há mais de setenta anos, a prótese removível é muito utilizada para restabelecer a estética e harmonia do sorriso, que é essencial para uma autoestima mais elevada. Além disso, o uso da PPR devolve ao paciente a possibilidade de mastigação de alimentos mais fibrosos e duros. Assim, juntamente à autoestima, a qualidade de vida do paciente melhora demais, tendo consequências positivas inclusive em seus relacionamentos.

 

Quem não tem todos os dentes pode fazer?

Para que esta técnica seja utilizada, o paciente necessita ter uma quantidade mínima de dentes. Como consequência disso, pessoas que perderam completamente seus dentes não podem fazer uso desse tratamento, pois os dentes são essenciais para seu funcionamento. Se esse for o seu caso e você estiver em busca de um tratamento, confira a diferença entre prótese e implante dentário para entender quais são as opções disponíveis para você.

 

Quais os tipos?

Os modelos de prótese parcial removível são divididos conforme seu tipo de suporte e retenção. Alguns modelos disponíveis de prótese parcial removível são:

– Prótese flexível;

– Prótese com encaixes de precisão;

– Prótese com estrutura e grampos transparentes;

– Prótese apoiada sobre os dentes;

– Prótese apoiada sobre os dentes e gengiva;

– Prótese apoiada sobre implante ósseo.

 

Prótese parcial removível: passo a passo

Se você está se perguntando “como funciona a prótese parcial removível?”, agora é a hora de entender!

A PPR é adequada para o uso de maneira provisória, por ser um dispositivo confeccionado rapidamente, até que a preparação bucal e a finalização da prótese permanente sejam concluídas.

O funcionamento da prótese dentária parcial removível é bastante simples. Confira:

Avaliação de um profissional

Basicamente, os dentes artificiais para a prótese parcial removível serão confeccionados de acordo com a aparência dos dentes do paciente. Dessa forma, a estética do sorriso será harmônica. Sendo assim, antes de qualquer coisa, uma avaliação realizada pelo dentista é essencial. A arcada dentária do paciente servirá de base para a confecção da prótese parcial. Ainda, os dentes permanentes atuarão como pilares de sustentação. Por esses motivos, o procedimento só pode ser realizado naqueles indivíduos que ainda possuem alguns dentes naturais.

Durante a primeira consulta com seu dentista, parte da avaliação ocorre através de uma conversa. Os principais tópicos a serem abordados são, geralmente:
– O histórico de sua saúde bucal;
– Experiências com próteses ou outros tratamentos dentários;
– Dificuldades com a dieta e mastigação;
– Sua preferência por próteses com bases acrílicas para suporte labial;
– A importância que você atribui aos resultados estéticos e à função mastigatória.

Responda às questões com honestidade, pois as informações que você der ao profissional podem ser decisivas, sendo capazes não só de influenciar a escolha do tipo de prótese e dos materiais para sua confecção, mas também o sucesso do procedimento e sua satisfação com o tratamento, sem que suas expectativas sejam frustradas.

Confecção da prótese

Após esse importante primeiro passo, um molde será produzido na mesma consulta. O molde será então encaminhado para um laboratório, no qual será confeccionada a prótese dentária.

Testes e adaptação

Quando a confecção estiver concluída, o paciente deverá voltar ao consultório para realizar testes e verificar se a prótese se encaixa com estabilidade. Se os testes forem positivos, a prótese será encaminhada novamente ao laboratório e será feita a prótese parcial removível em acrílico.

Pequenos ajustes

Frequentemente, a prótese parcial removível é composta por silicone e algum metal, como cromo-cobalto ou níquel-cromo. A elaboração dos dentes da prótese é feita com resina acrílica especial e o molde da arcada dentária do paciente é utilizado como modelo. A partir do modelo, um especialista no laboratório poderá verificar se a prótese precisa de ajustes ou se ela se encaixa perfeitamente na arcada dentária do paciente.

 

Quando a prótese parcial removível é indicada?

O uso de uma prótese parcial removível é indicado quando o paciente precisa de uma reabilitação funcional de seu sorriso, principalmente por causa de perda dentária, ou quando deseja melhorar a estética de seu sorriso, sendo a melhor opção em grande parte dos casos por seu custo-benefício.

A perda dentária pode ocorrer devido à má escovação dos dentes, infecções ou inflamações, choques ou quedas (traumas).

 

Quais benefícios da prótese parcial removível?

Autoestima

Os maiores benefícios da prótese dentária parcial removível são o preenchimento e renovação do sorriso. Com um sorriso completo, o paciente percebe uma melhora em sua autoestima e também na sua qualidade de vida. Tal recuperação pode ser feita em uma única consulta, o que é outra vantagem, dado que a prótese removível pode ser confeccionada de forma rápida.

Processo mais rápido

Consequentemente, pode-se observar outro benefício: o acesso praticamente instantâneo às diversas vantagens dessa solução, que só não são imediatas porque todo paciente precisa passar por um processo de adaptação ao uso da prótese dentária. Esse tempo pode ser visto como uma desvantagem, pois depende de cada indivíduo, ainda mais se for a primeira vez que o paciente irá usar uma ponte móvel.

Estabilidade

Além dos pontos positivos mencionados anteriormente, a estabilidade da PPR é um benefício prático, com implicações nas atividades diárias do paciente. Por ser bastante estável, a prótese dentária parcial removível faz com que as funções de mastigação sejam recuperadas de forma segura, sem prejudicar os dentes naturais do paciente.

Higienização facilitada

Outro fator importante é a fácil higienização do aparelho, quando comparado com a prótese dentária fixa, sendo um diferencial importante na prevenção de problemas como cáries e outras doenças bucais, justamente por causa de sua possibilidade de remoção. A facilidade se dá através da mobilidade, que permite a limpeza dos dentes e gengivas de forma mais prática e eficiente, já que o paciente pode retirar sua prótese a qualquer momento que desejar.

Harmonia com os dentes

Ainda, sua confecção é feita a partir da arcada dentária do paciente, e também leva em consideração o formato, coloração e forma de seus dentes permanentes. Tudo isso traz harmonia ao sorriso, por causa da aparência similar.

Preço mais em conta

Por fim, seu valor é bem acessível, principalmente ao ser comparado com outros tipos de tratamento dentários disponíveis no mercado.

 

PPR: Quanto custa a prótese parcial removível?

O valor total do tratamento completo com uma prótese dentária parcial removível varia muito. Isso acontece porque muitos fatores estão envolvidos no uso dessa técnica. Sendo assim, é importante saber que o investimento para a prótese será diferente para cada paciente, de acordo com seus objetivos.

Os fatores que mais afetam o preço da prótese são o tipo de prótese parcial escolhida, o material de confecção dela e a qualidade dos componentes da prótese parcial removível usados pelo fornecedor. Além desses fatores, destacam-se também a finalidade da prótese removível (provisória ou definitiva), a clínica onde o tratamento será realizado e a região de instalação.

Levando essas informações em consideração, o preço da prótese parcial fica em média R$ 1350,00, no caso da prótese dentária definitiva, e em torno de R$ 650,00 a provisória.

 

Cuidados com a ponte móvel

Para que você garanta que sua prótese com grampo dure o máximo possível, preste atenção nas nossas dicas de cuidados com sua prótese e faça a manutenção de seu tratamento apenas quando for realmente necessário, sem precisar gastar antes da hora.

Boa higiene

O primeiro cuidado que você deve ter é a boa higienização de sua prótese. Assim como a higiene bucal influencia bastante na aparência de seus dentes naturais, a higienização adequada da prótese dentária é fundamental para evitar problemas relacionados ao acúmulo de partículas alimentícias e bactérias. Por isso, acrescente à sua rotina de higiene bucal o hábito de escovar e limpar sua prótese, lembrando-se de usar o fio dental! Se quiser, você também pode fazer uso de um enxaguante bucal.

Evitando danificações

A fim de diminuir a chance de que sua prótese seja danificada por maus cuidados, aqui está uma lista de recomendações para seu bom uso:

– Tenha cuidado para não deixar sua prótese cair no chão, evitando colocá-la em qualquer lugar sem proteção;
– Antes de dormir, retire sua prótese e deixe-a submersa em um copo com água, assim você evita que ela resseque;
– Higienize sua prótese com água em temperatura ambiente ou gelada;
– Marque uma consulta com seu dentista caso sinta algum incômodo ou perceba que o encaixe mudou (é muito importante que apenas um profissional arrume sua prótese).

Acompanhamento profissional

Por fim, mas não menos importante, lembre-se de que as visitas periódicas ao dentista fazem toda a diferença. Durante o período de adaptação à prótese removível, é importante frequentar seu dentista regularmente a cada três meses.

Depois disso, o indicado é ter uma consulta a cada seis meses para fazer a higiene bucal profissional (profilaxia) e aproveite para avaliar se sua prótese precisa de algum tipo de ajuste ou manutenção. Caso surja a necessidade de ajustes, lembre-se de que o procedimento deve ser feito por um dentista especialista em implantodontia ou em prótese.

 

Como saber qual prótese usar?

Para decidir qual o tipo de prótese dentária ideal para você, é recomendado fazer uma avaliação com um dentista especializado, que levará em consideração sua saúde bucal, estilo de vida e objetivos. Assim, você terá o melhor resultado possível de acordo com as suas necessidades, garantindo melhor funcionalidade, estética e durabilidade.

Quer saber se você também pode se beneficiar desse recurso acessível e prático?

Escolha a unidade mais próxima e agende sua avaliação gratuita com um de nossos profissionais! Se tiver alguma dúvida, escreva um comentário ou entre em contato conosco.

Prótese Dentária na DenteBelo.

Venha sorrir com a Dente Belo!

LEIA TAMBÉM:

Prótese protocolo, o que é?

Facetas dentárias, o que é?

 

Tratamentos odontológicos na DenteBelo

Implante dentário

Prótese dentária

Clareamento dental

Ortodontia

Alinhador Invisalign

Aparelho ortodôntico

Clínica geral

Tratamento de canal

Gengivite

Periodontia

Bruxismo

Ácido hialurônico

Bichectomia

Lipo de papada