Quais são os tipos de prótese dentária?

Há diversos tipos de prótese dentária, ou dentaduras, como são popularmente conhecidas.

A prótese serve para substituir parcial ou totalmente os dentes perdidos, seja devido à cárie, doenças da gengiva ou traumas.

Podem substituir qualquer dente – caninos, incisivos, pré-molares e molares – e até a arcada inteira, no caso das próteses totais.

Mas e quanto aos benefícios?

Os benefícios da prótese dentária vão além da estética e a melhor solução será considerada para cada caso após a avaliação de um cirurgião-dentista.

 

Conheça os modelos prótese dentária:

 

Prótese total removível

Esse é o modelo mais simples e conhecido, indicado nos casos em que o paciente perdeu todos os dentes ou a maioria deles.

É uma estrutura móvel com dentes e gengivas fabricados em resina acrílica, de maneira que fique muito próxima à cor, formato e tamanho das características naturais do paciente.

protese total removivel

 

Prótese parcial removível

Como o nome sugere, é indicada para substituir parcialmente os dentes faltantes.

Esta prótese conta com a ajuda dos dentes que sobraram, pois é presa a eles com conectores e grampos metálicos, para não cair com os movimentos da boca.

Prótese parcial removivel na dentebelo

 

Prótese semiflexível

Normalmente, com função provisória, a prótese semiflexível é feita de material mais leve e confortável, e substitui parte da arcada dentária.

É chamada de prótese estética por sua semelhança com as características naturais e por não utilizar grampos metálicos.

Para pacientes idosos ou com risco de perda dos demais dentes, é a prótese adequada. Ela exerce menos carga sobre os dentes remanescentes, já que grande parte do suporte fica sobre as mucosas.

Prótese parcial removível

 

Prótese protocolo

Faz a substituição completa dos dentes. Para isso, é necessária a instalação de implantes, que se assemelham a parafusos incorporados ao tecido ósseo, onde as próteses são fixadas.

 

O que é prótese protocolo?

Prótese parcial fixa

O modelo parcial fixo é a opção sugerida para a reposição de um ou poucos dentes.

Na maioria dos casos, utiliza a base do dente natural para cimentar a prótese. Caso o dente natural e sua raiz estejam totalmente comprometidos, o procedimento deverá ser feito através de implante.

Tipo de protose parcial fixa

 

Independente do modelo de sua preferência, é indispensável que a avaliação seja feita por um profissional especializado.

Somente ele poderá indicar a melhor solução entre os diversos tipos de prótese dentária.

Veja também:

 

Por que devo trocar a minha prótese?

Ao receber a indicação para uso de uma Prótese Dentária, a maioria dos pacientes desconhece a necessidade de trocá-la com o tempo – muitos deles sequer fazem a manutenção!

Saiba a cada quanto tempo é indicada a troca da prótese dentária e o que você pode fazer para que ela dure mais!

 

Por que a prótese deve ser trocada?

Com o passar do tempo, ocorrem algumas alterações fisiológicas ou comportamentais na boca que podem comprometer a funcionalidade da prótese dentária.

Conheça alguns sinais de que é hora de substituí-la:

– Desgaste
– Rachaduras/Fissuras
– Quebra
– Afrouxamento
– Desalinhamento
– Sangramento
– Mudança na coloração
– Infiltração por cárie
– Dificuldade na mastigação ou fala

 

Qual o prazo de validade da prótese dentária?

Teoricamente, a prótese dentária não tem validade, mas, para assegurar que continue cumprindo sua função, os profissionais sugerem substituí-la ao longo do tempo ou em caso de dano.

Em média, a prótese dentária deve ser trocada a cada 5 anos, mas este prazo pode variar bastante conforme os cuidados e hábitos do paciente.

Fatores determinantes para a duração da prótese dentária

Material utilizado

As próteses geralmente são confeccionadas em porcelana ou resina, com ou sem estrutura metálica. A duração e resistência da porcelana tende a ser bastante superior à resina.

Higienização

Independentemente do modelo, a limpeza da prótese dentária é essencial para a manutenção da sua vida útil. Escovação diária e uso do fio dental são obrigatórios, e a limpeza de alguns tipos de prótese ainda pode ser complementada com outros itens, como escovas interdentais, pastilhas efervescentes e enxaguante bucal.

Conservação

Para evitar rachaduras e quebra, deve-se proteger a prótese dentária de acidentes e ressecamento. À noite, é importante que fique submersa em água filtrada fria, já que a exposição ao calor pode deformar o material.

Manutenção profissional

A cada 6 meses, é necessário visitar o dentista para que ele avalie necessidade de ajuste ou limpeza profunda. Este passo é crucial para corrigir possíveis problemas em estágio inicial e impedir que eles causem danos futuros.

Maus hábitos

Mastigar somente de um lado, ingerir alimentos muito duros, bruxismo e briquismo são alguns dos hábitos que podem desgastar a prótese dentária antes do tempo estimado.

Caso a prótese dentária não seja trocada no tempo necessário, pode haver irritação das gengivas, ocorrência de cáries secundárias, doenças periodontais, acúmulo de bactérias e, por consequência, muitos outros problemas de saúde.

 

Benefícios da Prótese Dentária para sua saúde

 

Mastigação

Cada dente da nossa arcada tem uma função específica. Por isso, a falta de apenas um deles já causa prejuízos ao organismo.

O perfeito funcionamento do sistema mastigatório tem influência direta na digestão. A trituração correta dos alimentos evita refluxo e outros problemas gastrointestinais. Além disso, auxilia na perda de peso.

 

Fala

Tente fazer o som da letra F sem tocar os lábios nos dentes. Complicado, né?

Para você ter ideia da relevância para a fala, saiba que nove fonemas da língua portuguesa dependem dos dentes para a verbalização adequada.

A substituição dos dentes pela prótese dentária permite que você se comunique sem dificuldade. Também é importante para que as palavras que contêm as letras F, V, T, D, N, S, Ç, Z, L e X possam ser pronunciadas corretamente.

 

Dentes alinhados

A reposição imediata do dente faltante é essencial para a estabilidade dos demais.

Sempre que há um espaço livre, o osso tende a se movimentar para preencher esse espaço. Tal fato pode acarretar no desalinhamento dos outros dentes. Por isso, mesmo que você tenha perdido apenas um dente, é importante que a prótese seja colocada o mais breve possível. Assim, os dentes saudáveis não serão prejudicados.

 

Autoestima

A aparência da prótese dentária é muito autêntica. Isto porque o protesista a planeja de acordo com as características naturais de cada paciente.

Além disso, evita que os músculos faciais fiquem flácidos e a aparência envelhecida, permitindo que você mantenha aspecto jovial e possa sorrir sem medo.

 

Como fazer uma prótese dentária?

Na DenteBelo, você conta com profissionais capacitados para atendê-lo em diversas especialidades odontológicas!

Não deixe para depois! Agende agora a avaliação da sua Prótese Dentária!

Quer saber se você também pode se beneficiar desse recurso acessível e prático?

Escolha a unidade mais próxima e agende sua avaliação gratuita com um de nossos profissionais! Se tiver alguma dúvida, entre em contato conosco.

Prótese dentária na DenteBelo.

Venha sorrir com a Dente Belo!

LEIA TAMBÉM:

 – Prótese parcial removível: todas as informações!

 – Qual a melhor prótese dentária?

Tratamentos odontológicos na DenteBelo

Implante dentário

Prótese dentária

Clareamento dental

Ortodontia

Alinhador Invisalign

Aparelho ortodôntico

Clínica geral

Tratamento de canal

Gengivite

Periodontia

Bruxismo

Ácido hialurônico

Bichectomia

Lipo de papada