Cirurgia de implante dentário: principais informações sobre o tratamento

Com benefícios que vão além da aparência, podendo melhorar a respiração, a fala e a mastigação do paciente, a cirurgia de implante dentário é cada vez mais comum entre aqueles que desejam substituir seus dentes perdidos.

Se você busca recuperar seu sorriso completo de forma definitiva, mas ainda tem medo de escolher um tratamento que envolve cirurgia, não desanime!

Neste artigo você encontrará as respostas para as principais dúvidas referentes à cirurgia de implante dentário, incluindo como funciona o procedimento, quanto tempo dura uma cirurgia de implante dentário e quais cuidados devem ser tomados para garantir seu conforto e segurança.

 

Implante dentário: como é feita a cirurgia?

O implante dentário é um procedimento feito no osso maxilar abaixo da gengiva e seu tratamento é dividido em quatro etapas:

  1. Etapa 1: Avaliação
  2. Etapa 2: Colocação do implante dentário
  3. Etapa 3: Osseointegração
  4. Etapa 4: Colocação da prótese

Avaliação

Na primeira etapa do tratamento, o dentista faz uma avaliação completa da saúde bucal de seu paciente, desde a observação de cáries e doenças periodontais até exames clínicos e de imagem.
Com a saúde bucal em dia, o tempo entre a primeira avaliação e o agendamento da cirurgia é de poucas semanas.

Colocação do implante dentário

A cirurgia ocorre na segunda etapa do tratamento e dura em torno de uma hora, sendo realizada com anestesia local. Normalmente, em um consultório odontológico, o dentista especialista em implantes realiza a fixação de pinos de titânio no osso da arcada dentária.

Esses pinos fixados no tecido ósseo do local do dente perdido funcionarão como se fossem uma “raiz artificial”, sendo utilizados como suportes ou estruturas de metal para a implantação de próteses dentárias.

Osseointegração

A etapa de osseointegração é a mais delicada do tratamento de implante dentário.

Após a cirurgia de instalação dos pinos, o organismo inicia o processo de cicatrização e integração do parafuso ao tecido ósseo da gengiva.

A duração deste processo varia de 3 a 8 meses, a depender de cada arcada dentária.

Colocação da prótese

Passados alguns meses, uma vez que o implante já esteja integrado ao tecido ósseo, a base e a prótese dentária poderão ser colocadas no implante, restaurando a arcada dentária do paciente e, assim, melhorando sua autoestima e sua qualidade de vida.

Passo a passo para colocar um implante dentário

Cuidados após a cirurgia de implante dentário

Depois da cirurgia (etapa 2), o paciente deverá seguir todas as recomendações de seu dentista, porque os cuidados pós-operatórios são fundamentais para que a cicatrização e a osseointegração ocorram sem quaisquer complicações, como uma infecção ou inflamação.

Antes de sair do consultório, todos cuidados referentes à alimentação, repouso, higiene e afins devem ser indicados pelo dentista.

Nas 24 horas seguintes à cirurgia de implante, a recomendação dos dentistas é adotar uma dieta gelada, pois as temperaturas mais baixas fazem com que o paciente sinta mais conforto e menos dores. Ainda, baixas temperaturas auxiliam os tecidos operados a serem acalmados de forma natural, prevenindo inflamações.

Para seguir esta dieta gelada, os seguintes alimentos são recomendados: sorvete, açaí, iogurte e vitaminas.

Passadas as 24 horas iniciais do pós-operatório, o paciente não precisa manter a dieta gelada, mas deve escolher uma alimentação líquida ou pastosa, para evitar os movimentos de mastigação e a ocorrência de qualquer pressão no local da cirurgia.

Todas estas recomendações são imprescindíveis para que a osseointegração não seja atrapalhada e o pino do implante não seja movido.

O que comer após a cirurgia de implante?

Quem pode fazer implante dentário?

A maior parte das pessoas pode se beneficiar com o uso de um implante dentário. Inclusive, os pacientes que usam dentaduras têm a opção de substituí-las por uma prótese fixa.

 

Quanto tempo dura o tratamento de implante dentário?

É difícil afirmar com certeza quanto tempo demora o tratamento, pois a severidade de cada caso é o que determinará sua duração. Em média, o tratamento demora oito meses, mas os casos mais graves podem durar até dois anos.

 

Quanto custa um implante dentário?

quanto custa o implante dentario

Os tratamentos odontológicos estão cada dia mais acessíveis e isso inclui a cirurgia para implante dentário.

Para você ter uma ideia, o implante dentário custa mais que uma dentadura convencional, mas seu custo é justificado por tratar-se de um procedimento definitivo e complexo, com benefícios que compensam.

Não existe um valor exato para definir quanto custa um implante dentário de um dente porque cada paciente é único e possui diferentes necessidades. Por isso, as decisões sobre o material, a quantidade necessária e o local em que o tratamento será realizado interferem no valor final da cirurgia de implante dentário.

Confira a seguir os fatores que mais influenciam o preço da cirurgia de implante:

  • O material escolhido para a confecção interfere não só no valor, mas também na duração do implante dentário.
  • A escolha da clínica odontológica afeta o preço final do procedimento, uma vez que ele reflete: a estrutura física (local) e tecnológica (equipamentos e técnicas), a qualificação dos profissionais (sua formação, especialização e experiência) e o suporte que o paciente recebe (atendimento pré e pós-operatório).

Além dos dois fatores mencionados anteriormente, a saúde bucal do paciente pode fazer com que o valor do tratamento aumente. Se o paciente tiver alguma inflamação, por exemplo, um procedimento pré-cirúrgico será necessário para que sua saúde bucal esteja em dia e ele seja capaz de conseguir se recuperar do pós-operatório.

Outra questão relacionada à saúde bucal que pode aumentar o valor do tratamento é a necessidade de fazer um enxerto ósseo que possibilite o implante. Esse exemplo é comum para as pessoas de mais idade ou que apresentem perda óssea.

Por fim, existem diversos tipos de implantes dentários, com variações de espessuras e tamanhos, resultando em uma múltipla gama de preços.

Ou seja, mesmo que um paciente tenha um baixo orçamento para fazer seu tratamento odontológico, ele tem grandes chances de conseguir arcar com os custos de um implante dentário.

Implante dentário é caro?

Cirurgia de implante dentário vale a pena?

Sim! O tratamento com a cirurgia de implante dentário melhora a saúde do paciente como um todo, influenciando positivamente o dia a dia de qualquer pessoa que decidir fazer este procedimento.

O tratamento definitivo é bastante vantajoso para o paciente, em função de suas questões no âmbito da saúde e da aparência estética.

Em relação à saúde, a mastigação com o implante dentário melhora a qualidade de vida do paciente, pois sua dieta passa a ser menos restritiva. Outro ponto importante é que sua saúde mental pode ser beneficiada: na época em que vivemos, um sorriso incompleto pode diminuir a autoestima de qualquer pessoa e prejudicar suas relações.

Por conseguinte, são muitos os motivos para não adiar seu implante dentário.

 

Volte a sorrir com confiança!

Para decidir se a cirurgia de implante dentário é a solução ideal para você, recomendamos que você faça uma avaliação com um dentista especializado (implantodontista), que levará em consideração sua saúde bucal, estilo de vida e objetivos.

Assim, você terá o melhor resultado possível, de acordo com as suas necessidades, garantindo melhor funcionalidade, estética e durabilidade!

Quer saber se você também pode se beneficiar desse recurso acessível e prático?

Agende uma avaliação com um de nossos profissionais na clínica DenteBelo mais próxima a você.

Ficou com alguma dúvida? Escreva um comentário ou entre em contato conosco.

Invista no seu sorriso!

Implante dentário na DenteBelo.

Venha sorrir com a Dente Belo!