Como tratar bruxismo: causas, consequências e tratamento da disfunção

O bruxismo é o ato de ranger os dentes durante o sono, mas a detecção do distúrbio pode ser difícil. Por isso, é muito importante conhecer seus sintomas e saber como tratar bruxismo.

Uma grande parte das pessoas, entre todas as que têm bruxismo, não consegue entender o motivo de sentir constantes dores no maxilar ou nos dentes e até mesmo dores de cabeça, por exemplo. Outra parte desse grupo confunde os sintomas que sentem — e que são relacionados ao bruxismo — com outros problemas de saúde, o que pode levar a diagnósticos equivocados e tratamentos muitas vezes ineficazes.

Dito isso, leia este artigo com atenção e descubra o que é bruxismo, o que causa bruxismo, quais são as consequência do bruxismo, como tratar bruxismo e dicas para controlar a disfunção!

 

Por que o bruxismo ocorre?

Pressionar, deslizar ou ranger um dente no outro de forma involuntária, principalmente ao dormir, é o que caracteriza o bruxismo. Sendo assim, ele pode ser manifestado em qualquer momento da vida de uma pessoa.

Este transtorno pode acometer adultos e crianças, uma vez que suas causas são diversas e a disfunção ocorre quando os dentes são pressionados de modo forçado, mesmo que involuntário.

Uma curiosidade sobre o bruxismo é que ele nem sempre produz algum som. Por isso, uma pessoa pode conviver o dia inteiro com alguém que tem bruxismo e, inclusive, pode até dormir junto, mas ainda assim ela pode não perceber que a outra tem o transtorno.

Causas do bruxismo

De forma geral, o bruxismo é causado por emoções negativas e mais intensas como a ansiedade, o estresse, o medo, a raiva e a tensão. Ou seja, a tensão do dia a dia é uma das principais causas do bruxismo.

Fatores psicológicos normalmente estão relacionados ao surgimento da disfunção, podendo ter como motor alguns fatores internos ou externos.

Portanto, a saúde mental de uma pessoa com bruxismo tem um papel muito importante em seu diagnóstico e é fundamental para decidir como tratar o bruxismo de forma eficaz e eficiente.

Entretanto, o bruxismo também pode ocorrer devido a um posicionamento dental inadequado.

Sintomas e consequências do bruxismo

Sintomas do bruxismo

Em muitos casos, os sintomas e as consequências do bruxismo se confundem, e ambos merecem atenção.

Os principais sintomas do bruxismo são:

  • Ouvir zumbidos;
  • Sentir dores perto do ouvido, da nuca ou pescoço, ou até mesmo dores nos ombros;
  • Sentir dores nos maxilares;
  • Ter mais dificuldade para mastigar, bocejar e abrir a boca;
  • Perceber estalos na região do ouvido, ao realizar ou forçar a abertura da boca;
  • Dentes permanentes amolecidos;
  • Desgaste nos dentes.

Caso uma pessoa esteja sentindo qualquer um dos sintomas mencionados anteriormente, somados a dores na mandíbula e dores de cabeça, inclusive ao acordar, é recomendado que ela procure um dentista especializado em bruxismo para verificar o diagnóstico e as possibilidades de tratamento.

Consequências do bruxismo

  • Dor nos dentes;
  • Mobilidade dos dentes;
  • Dor de cabeça quase todos os dias e até mesmo enxaqueca;
  • Quebra de dentes ou próteses dentárias;
  • Maior sensibilidade nos dentes;
  • Desgaste do esmalte dentário e, em casos mais severos, desgaste da dentina;
  • Fadiga facial ou dor facial por causa da pressão nos músculos maxilares;
  • Dor na articulação temporomandibular.

Nos casos mais graves de bruxismo, uma consequência séria é a DTM: os pacientes podem desenvolver a Disfunção Temporomandibular (DTM), pois durante o sono acabam rangendo ou apertando seus dentes.

Quando a pressão deste ato involuntário durante o sono é muito forte, os dentes passam por um desgaste e acabam “amolecendo”, o que pode causar disfunção temporomandibular e dor orofacial.

 

Como tratar bruxismo

Não existe cura para o bruxismo, mas mudanças de hábitos e cuidados diários com a saúde mental, juntamente ao uso da placa oclusal, permitem um controle da disfunção.

O tratamento do bruxismo é complementado através do uso de placas oclusais personalizadas de acordo com a arcada do paciente.

Como a placa para tratar bruxismo é feita?

Por serem produzidas individualmente, sendo baseadas em um molde da arcada, estas placas podem ser confeccionadas em silicone ou em acrílico — de acordo com a necessidade e a preferência de cada paciente.

Por que a placa para tratar bruxismo ajuda?

A placa para tratar bruxismo funciona de uma forma que “blinda” os dentes, tornando mais suave o sistema mastigatório e diminuindo a atividade elétrica muscular que gera a tensão.

Ranger os dentes de forma involuntária não precisa ser mais uma preocupação para o paciente que decide usar a placa oclusal. Por quê? Enquanto ela for utilizada de forma correta, a placa oclusal irá impedir que o paciente pressione seus dentes enquanto dorme.

Dessa forma, o bruxismo deixa de progredir e, ao longo do tratamento, seus sintomas acabam sendo atenuados com o passar do tempo.

Quem pode tratar bruxismo?

O profissional responsável por cuidar do paciente com bruxismo é o dentista.

Um dentista especialista em bruxismo pode indicar que seu paciente tente diminuir o grau de estresse no dia a dia, fazendo pelo menos uma atividade física, além de procurar alternativas mais agradáveis como acupuntura e massagens, por exemplo. Assim, o nível de bruxismo tende a diminuir e, com isso, seus sintomas e consequências.

ATENÇÃO: A prática de аbrir objetos com os dentes pode levar uma pessoa a ter bruxismo e, por isso, os dentistas recomendam que ninguém use os próprios dentes para cumprir qualquer função diferente da sua original: mastigar alimentos.

Como tratar bruxismo: dicas

  • Inclua um exercício físico em sua rotina: além de aumentar a produção natural de endorfina do corpo, o estresse do dia a dia tende a diminuir;
  • Visite um dentista especialista em tratar bruxismo e faça uma placa para evitar desgastes nos dentes e dores de cabeça;
  • Comece a fazer terapia (caso ainda não esteja fazendo) para lidar com o emocional.

Dicas do especialista

Faça o tratamento de bruxismo e volte a sorrir sem dor!

Agora que você entendeu como tratar bruxismo, o que ele é e quais são as suas consequências, tente fazer uma autoavaliação, voltando à lista de sintomas deste artigo.

Quer saber se você também pode se beneficiar desse recurso acessível e prático?

Se você sofre com frequentes dores de cabeça ao acordar, percebe que seus dentes estão desgastados ou identificou algum outro sintoma que foi apontado anteriormente, agende sua avaliação com um profissional que trata bruxismo em uma das clínicas Dente Belo.

Ficou com alguma dúvida? Escreva um comentário ou entre em contato conosco.

Tratamentos odontológicos na DenteBelo

Implante dentário

Prótese dentária

Clareamento dental

Alinhador Invisalign

Aparelho ortodôntico

Clínica geral

Tratamento de canal

Gengivite

Periodontia

Bruxismo

Ácido hialurônico

Bichectomia

Lipo de papada