Mini implante ortodôntico: todas as informações sobre este importante tratamento
Se você ainda não conhece o mini implante ortodôntico, está na hora de mudar esta situação!
Cheio de benefícios que melhoram o dia a dia de qualquer pessoa, o mini implante dentário é uma excelente opção para melhorar a autoestima, a mastigação e a fala. E isso não é tudo: você sabia que o mini implante dentário é pouco invasivo?
Durante a leitura deste artigo, você entenderá o que é o mini implante dentário, quais são as vantagens dele e como é feita a instalação do mini implante ortodôntico.
Além disso, explicaremos como se dá a recuperação após a instalação do mini implante e todos os benefícios que o tratamento com o mini implante ortodôntico trazem à saúde e o dia a dia do paciente!
Mini implante ortodôntico: o que é?
O mini implante ortodôntico permite que os dentes sejam movimentados de forma mais precisa e, por essa razão, seu surgimento foi bastante inovador, apresentando uma tecnologia que melhorou os tratamentos odontológicos desde então.
Apesar de ser parecido com os implantes convencionais, o mini implante não pode ser utilizado a fim de substituir um dente perdido.
A pequena peça tem como finalidade modificar a posição dos dentes e resolver algumas das imperfeições presentes no sorriso. Tal resultado é obtido através de movimentação dentária — a qual ocorre com uma força aplicada apenas sobre os dentes que necessitam ser trabalhados e corrigidos.
Curiosidades sobre o mini implante dentário: Sua estrutura é feita de titânio e é auto atarraxante, ou seja, ele apresenta um formato semelhante ao de um parafuso!
Devido a sua estrutura, a continuidade do tratamento ortodôntico com o mini implante não depende de um tempo de cicatrização do osso porque ele não passa por osseointegração.
Mini implante ortodôntico: instalação
Grande parte das pessoas não sabe como é feito um implante dentário e como funciona sua instalação. Por este motivo, uma dúvida que surge com bastante frequência quanto a este tipo de tratamento é: mini implante ortodôntico dói?
Não, o procedimento não dói!
A instalação do mini implante dentário é bem simples e indolor, dura cerca de vinte minutos e só é iniciada após uma aplicação de anestesia local.
Para que o dentista saiba exatamente onde instalar o mini implante, ele fará uma demarcação prévia.
Com a anestesia fazendo efeito e a marcação pronta, uma pequena abertura será feita na gengiva do paciente. A partir disso, o dentista terá acesso ao local de instalação e poderá fixar o mini implante ao osso maxilar do paciente.
Por fim, vale ressaltar que nenhum corte na gengiva é necessário para que a instalação seja realizada, uma vez que a abertura é feita com uma broca odontológica. Portanto, o paciente não precisa ter medo, já que o procedimento não envolve qualquer tipo de abertura que demande pontos.
Mini implante ortodôntico: recuperação e cuidados após o procedimento
Por mais que a recuperação do procedimento seja rápida, o paciente deve seguir as instruções e recomendações de seu dentista após a inserção do mini implante dentário.
Este passo do tratamento é muito importante para evitar que surjam quaisquer problemas — devido à falta de cuidado — durante o período de recuperação do procedimento.
Saiba mais sobre as principais recomendações feitas pelos dentistas para preservar o mini implante ortodôntico e a saúde bucal do paciente após o procedimento:
- Higienização adequada da boca
- Cuidado para não pressionar o local do procedimento
- Atenção aos sinais do corpo
Higienização adequada da boca
Quando a higiene bucal não é feita corretamente, inflamações podem ser desencadeadas pela proliferação de bactérias. Assim sendo, todo cuidado é importante para evitar que resíduos de alimentos permaneçam na boca.
Portanto, a atenção à limpeza — principalmente ao redor do implante — deve ser redobrada após a realização do procedimento.
Dica da DenteBelo: escolha uma boa escova dental e faça a higienização bucal após todas as refeições, inclusive as menores (como por exemplo lanches pequenos ou doces ao longo do dia). Além disso, continue utilizando o fio dental para obter uma higienização ainda mais completa.
Cuidado para não pressionar o local do procedimento
O problema disso é que determinados movimentos podem levar o paciente a sentir dor ou ter incômodos maiores.
Evite ao máximo exercer qualquer pressão sobre as peças ou tocá-la.
Para seguir esta recomendação sem muita dificuldade, procure não ingerir alimentos mais duros, alimentos fibrosos e alimentos que são pegajosos.
Este cuidado com os alimentos é importante porque seu consumo pode acarretar, em casos mais graves, na quebra do mini implante ortodôntico.
Outros resultados negativos — que podem acontecer caso os tipos de alimentos mencionados anteriormente não sejam evitados — são: fácil adesão ao implante, assim como ocorre com o aparelho ortodôntico, e provocação de danos e contratempos.
Atenção aos sinais do corpo
Consultas de retorno são necessárias para o acompanhamento da evolução e eficiência do tratamento. Porém, se algum problema inesperado ocorrer, o paciente deverá agendar uma consulta com seu dentista o mais rápido possível.
A ajuda profissional do dentista é importante caso sejam identificados sinais como inchaço e vermelhidão intensa, acompanhados de dor e até mesmo sangramento.
Além disso, se o mini implante ortodôntico parecer estar solto, a ida à clínica odontológica deve ser feita o quanto antes para que o profissional possa identificar o problema e solucionar a situação.
Existem muitos motivos para não adiar seu implante dentário, mas você sabe quais são as principais razões para fazer o tratamento com o micro implante ortodôntico?
Benefícios do mini implante ortodôntico
Os principais benefícios de escolher o tratamento com o mini implante dentário são:
- Melhoria da mordida;
- Diminuição de incômodos ou dores durante a mastigação;
- Redução da pressão sobre as raízes dentárias;
- Precisão de movimentos;
- Tratamento mais rápido;
- Maior satisfação.
Confira, a seguir, como esses benefícios são possíveis!
Vantagens do mini implante dentário na ortodontia
Mesmo que alguns pacientes precisem trabalhar todos os seus dentes para corrigir suas respectivas posições na arcada dentária, há casos em que somente alguns dentes necessitam ser movidos.
Intervenções do tratamento ortodôntico podem ser favorecidas com o mini implante dentário, seja para um único dente ou para áreas específicas que necessitem de movimentação.
Quando esse é o caso, o ortodontista consegue sugerir a seu paciente que opte pelo mini implante ortodôntico, ao invés de apenas utilizar um suporte do arco ortodôntico.
Tal sugestão traz vantagens para o paciente, pois apenas dentes específicos da arcada serão pressionados e movimentados pelo mini implante. Com a pressão direcionada, o resultado final acabará sendo obtido em menos tempo de tratamento.
Por promover um tratamento mais rápido — quando comparado ao tratamento feito apenas com o suporte do arco ortodôntico — por causa das movimentações precisas do mini implante dentário, o aparelho precisa ser utilizado por menos tempo.
Outra vantagem significativa relacionada às movimentações direcionadas somente aos dentes que, de fato, precisam ser reposicionados é a diminuição da pressão exercida na raiz dentária e no periodonto.
Dessa forma, com a preservação dos tecidos bucais, os tecidos periodontais não são sobrecarregados e, assim, a raiz dos dentes é resguardada.
Indicações do mini implante ortodôntico: quem deve fazer seu tratamento com ele?
Uma das recomendações que mais é feita para a escolha do tratamento com o mini implante dentário é aos pacientes que não precisam movimentar todos os seus dentes para obter o resultado desejado com um tratamento ortodôntico.
Outra recomendação recorrente é para pacientes que apresentam perda óssea.
Como saber se devo escolher o mini implante ortodôntico?
Para decidir qual o melhor implante dentário para o seu caso específico, é recomendado fazer uma avaliação com um dentista especializado, que levará em consideração sua saúde bucal, estilo de vida e objetivos.
Então, se você busca um tratamento dentário de qualidade, a um custo acessível, e com os melhores profissionais do mercado, agende sua avaliação em uma das clínicas odontológicas DenteBelo.
Dessa forma, você terá o melhor resultado possível de acordo com as suas necessidades, garantindo melhor funcionalidade, estética e durabilidade.
Quer saber se você também pode se beneficiar desse recurso acessível e prático?
Ficou com alguma dúvida? Escreva um comentário ou entre em contato conosco.