Obturação caiu: saiba o que fazer até ir ao dentista

Se você está lendo este artigo porque sua obturação caiu ou por conhecer alguém que está passando por esta situação desconfortável, você provavelmente já sabe o que é obturação dentária.

Ao longo deste artigo você irá descobrir o que fazer quando a obturação do dente cai, como aliviar a dor de dente com obturação que caiu, como cuidar da obturação e muito mais!

 

Minha obturação caiu: o que eu preciso fazer?

A obturação do dente, assim como sua troca ou reforço, é feita em um consultório dentário, com um clínico dentista geral.

De forma resumida, a obturação dentária é um procedimento de reparação de dentes quebrados ou cariados. Este procedimento tem a função de devolver a forma e a função dos dentes afetados por fraturas ou cáries.

A reparação envolve a remoção da parte afetada, limpeza da região e uso de material restaurador para preenchimento dos espaços.

 

Obturação dói?

Não!

O procedimento da obturação é feito com a aplicação de uma anestesia local. Por esta razão, você não precisa se preocupar: o paciente não sente dor durante o processo de inserção da amálgama e o selamento das raízes.

Sendo assim, não tenha medo, pois o procedimento é indolor.

Confira como é feita uma obturação:

 

O que fazer quando a obturação do dente cai?

Quando a obturação cai, o dente que passou pelo procedimento de reparação dentária fica mais vulnerável ao surgimento de cáries e demais problemas bucais.

Este é um problema recorrente que deixa muitas pessoas apreensivas, pois quando ele acontece o dente fica desprotegido. Apesar disso, você não precisa se preocupar: se a sua obturação caiu, procure um dentista o mais rápido possível e repare a obturação.

Dessa maneira você previne que grandes complicações se desenvolvam (como falhas e rachaduras, por exemplo). Além disso, ao procurar um dentista imediatamente após a queda da obturação, você aumenta suas chances de não perder todo o trabalho feito anteriormente.

 

Obturação caiu: como aliviar a dor de dente obturado?

Até que o paciente vá à consulta com seu dentista, a área sem a obturação deverá ser resguardada.

Para isso, após a queda da obturação, siga as seguintes recomendações até ir ao dentista:

  • Faça compressas de geladas: a aplicação de gelo na área afetada diminui o fluxo sanguíneo e auxilia na redução da sensação de dor, podendo também diminuir alguma inflamação.
  • Evite mastigar alimentos na região afetada: a sensibilidade do dente será maior sem a obturação e a mastigação normal pode acarretar na dor de dente.
  • Aumente os cuidados com a higiene bucal: para evitar que a região seja infeccionada, o local afetado pela falta da obturação deve ser mantido limpo a todo momento. Escove os dentes para remover quaisquer resíduos alimentícios e use o fio dental.
  • Faça bochechos: Os bochechos feitos com água e sal, própolis ou chá de gengibre têm propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas, ajudando bastante a aliviar a dor do dente que a obturação caiu.

O dente que caiu a obturação pode doer, mas isso não é uma regra. Vários pacientes relatam que a obturação caiu mas não dói.

Independente do caso, sentindo dor ou não, a recomendação sempre será a mesma: se a sua obturação de dente caiu, procure um dentista assim que você puder.

 

Riscos de não tratar uma obturação quebrada ou caída

Se um paciente ignorar a queda de uma obturação, existem algumas complicações que podem surgir com o tempo.

Entre os problemas mais recorrentes, destacam-se:

  • inflamação da gengiva (gengivite);
  • maior susceptibilidade ao aparecimento de cáries;
  • dores de dente mais intensas e frequentes.

Por fim, se o caso for mais grave, uma consequência possível é a necessidade de extração do dente.

A conclusão diante disso é clara: vá ao dentista o quanto antes para reparar sua obturação.

Como cuidar da obturação dentária?

O tratamento com a obturação demanda alguns cuidados específicos que ajudam o paciente a garantir maior longevidade para sua restauração.

Além disso, o dentista faz recomendações que são muito importantes para prevenir o aparecimento de problemas relacionados à obturação dentária.

Em geral, a queda de uma obturação após o tratamento ocorre quando o paciente não segue os cuidados de preservação recomendados por seu dentista. Para evitar que isso aconteça, confira agora os principais cuidados que você deve ter com a sua obturação:

Hábitos de higiene bucal

O primeiro cuidado que você deve ter é a boa higienização de sua boca.

Escove seus dentes pelo menos três vezes ao dia, com muita calma, passando pelos cantos e as laterais, atentando-se a todas as áreas da boca. Ainda, lembre-se de fazer o uso correto do fio dental (pelo menos duas vezes ao dia).

A higienização bucal adequada é fundamental para evitar problemas relacionados ao acúmulo de partículas alimentícias e bactérias, como cáries, tártaro e gengivite, por exemplo.

Dica extra DenteBelo: Como saber se estou com cárie?

Consultas de rotina para acompanhamento

O acompanhamento do dentista tem extrema importância para garantir que tudo está funcionando da maneira esperada ao longo do tratamento. Nas consultas de rotina o dentista irá observar se qualquer tipo de reparo se faz necessário e como está a restauração.

Não deixe de ir às consultas com seu dentista, conforme a frequência de retorno combinada.

Atenção: Caso você perceba que a obturação está saindo do lugar ou sinta a obturação quebrada, agende uma consulta o mais rápido que conseguir.

Cuidado com a alimentação

Quando um paciente que acabou de fazer uma obturação dentária for se alimentar, ele deve tomar cuidados com os alimentos que ingere e a também com a forma como se alimenta.

Os dentistas especialistas em dentística reparadora sugerem que sejam evitados alimentos muito quentes ou muitos gelados, principalmente nos dias seguintes ao procedimento.

Entretanto, mesmo após as semanas iniciais, o paciente deverá prosseguir alimentando-se com cautela, evitando alimentos que são grudentos (como, por exemplo, os caramelos) e os alimentos muito duros.

Além disso tudo, procure lembrar de mastigar os alimentos com mais cuidado, de forma a prevenir potenciais incômodos e dores relacionados à obturação.

Dica DenteBelo: nos primeiros dias após o procedimento, tente mastigar apenas do lado oposto ao da sua obturação.

Escova certa

O último cuidado é fácil de seguir! Ao comprar sua escova dentária, tenha certeza de que as cerdas são macias.

 

Sua obturação caiu? A DenteBelo tem a solução.

Escolha uma das clínicas DenteBelo e agende agora mesmo uma consulta.

Contamos com profissionais especializados em dentística reparadora para solucionar o seu problema de forma eficaz e segura, com o melhor tratamento!

Quer saber se você também pode se beneficiar desse recurso acessível e prático?

Ficou com alguma dúvida? Escreva um comentário ou entre em contato conosco.

Tratamentos odontológicos DenteBelo.

Venha sorrir com a Dente Belo!

LEIA TAMBÉM:

Raspagem periodontal: como funciona este importante tratamento?

 – Quais são os tipos de clareamento dental?

 – Como saber se estou com cárie?

 – 4 sinais de uma doença periodontal

Tratamentos odontológicos na DenteBelo

Implante dentário

Prótese dentária

Clareamento dental

Alinhador Invisalign

Aparelho ortodôntico

Clínica geral

Tratamento de canal

Gengivite

Periodontia

Bruxismo

Ácido hialurônico

Bichectomia

Lipo de papada