Restauração de dente com cárie profunda
Quando uma cárie não é removida, o problema pode se alastrar e resultar em uma única opção de tratamento: a restauração de dente com cárie profunda.
Leia este artigo para entender o que é uma cárie e como funciona a restauração de dente com cárie profunda. Ainda, explicaremos o que você deve fazer se desconfiar que tem uma cárie e como você pode evitar o surgimento de cáries futuras.
O que é uma cárie profunda?
A cárie é uma lesão gerada no dente, normalmente causada pelo acúmulo de placa bacteriana, má higiene bucal e dieta com muito açúcar e alimentos mais ácidos.
O surgimento de uma cárie se dá através da interação entre resíduos alimentares e as bactérias presentes na boca. Este contato acarreta na produção de toxinas ácidas que enfraquecem os dentes. Sendo assim, manter uma higiene bucal saudável é fundamental para que você nunca precise de uma restauração de dente com cárie profunda.
A cárie profunda
Uma lesão cariosa ignorada evolui ao longo do tempo, passando de uma cavidade rasa para uma profunda. Tal profundidade apresenta proximidade a vasos sanguíneos e nervos — a polpa dental — e a localização dessa cárie gera dor intensa.
Quando a lesão chega neste ponto, a necessidade de um tratamento para evitar complicações é bastante urgente.
Dente com cárie profunda: o que fazer?
Talvez você esteja se perguntando “como saber se estou com cárie?”
Se você sente dores frequentes ou percebe alguma mudança no aspecto de seu dente, procure um dentista clínico geral e peça para que ele faça uma avaliação de sua saúde bucal.
No consultório, o dentista tem acesso a equipamentos que auxiliam na precisão de um diagnóstico e, quando necessário, ele pode solicitar uma radiografia.
Restauração de dente com cárie profunda
A área da odontologia responsável pelo processo de restauração como tratamento para traumas que afetam os dentes é conhecida como dentística restauradora ou restauração dental.
Ao identificar a presença de cárie profunda no dente de seu paciente, o dentista que faz restauração deverá escolher qual o melhor curso de tratamento a ser seguido para que a cárie profunda no dente seja removida.
O diagnóstico e a situação de cada paciente interferem na decisão do tratamento.
Como é feito uma restauração dental?
Remoção de cárie profunda
Nos casos em que o nervo do dente não foi atingido pela cárie, o dentista realiza uma restauração em resina composta. Porém, se o canal radicular (região nervosa) estiver comprometido, o tecido cariado deverá ser removido completamente e o paciente precisará de um tratamento de canal.
Tratamento: cárie profunda
O primeiro passo do tratamento para restauração de dente com cárie profunda é fazer uma limpeza do local cariado. Caso o paciente tenha bastante sensibilidade, o dentista poderá aplicar uma anestesia local para que o procedimento não seja tão incômodo.
Na segunda etapa do tratamento, o dentista irá remover a cárie. Em seguida, a região do dente será coberta com uma resina, a fim de impedir que cáries apareçam futuramente no local.
Em casos muito graves de cárie profunda, a remoção parcial ou total do dente é necessária. Quando isso ocorre, o paciente deve decidir junto a seu dentista se ele colocará ou não uma prótese dentária.
Atenção: o tratamento não é garantia de que as cáries não voltarão. Você precisa manter sua saúde bucal sempre em dia para que isso não aconteça. Além disso, lembre-se de fazer visitas periódicas a seu dentista porque eventualmente a restauração precisa passar por manutenção.
Como evitar cáries cuidando da saúde bucal?
A cárie profunda tem tratamento, mas isso não é desculpa para deixar a saúde bucal de lado.
Você conhece os sinais de uma doença periodontal?
Confira a seguir algumas dicas de hábitos que você pode adotar para prevenir o aparecimento de qualquer tipo de cárie, inclusive a cárie profunda, e de outros problemas de saúde bucal:
Limpeza correta
O primeiro cuidado que você deve ter é a boa higienização de sua boca.
A higiene bucal adequada é fundamental para evitar problemas relacionados ao acúmulo de partículas alimentícias e bactérias, como as cáries, por exemplo.
Escove seus dentes pelo menos três vezes ao dia, com muita calma, passando pelos cantos e as laterais, atentando-se a todas as áreas da boca. Além disso, faça o uso correto do fio dental porque ele auxilia na remoção de restos alimentares e também de placa bacteriana entre os dentes.
Para complementar a higienização você pode utilizar um enxaguante bucal. Assim, a formação de placas bacterianas será dificultada, uma vez que os enxaguantes são antibacterianos.
Atenção: dê preferência aos enxaguantes bucais que são produzidos sem álcool e lembre-se de que a escovação e o uso do fio dental não podem ser substituídos pelo uso do enxaguante.
Escova certa e creme dental
O segundo cuidado é fácil de seguir! Ao comprar sua escova dentária, tenha certeza de que as cerdas são macias.
Ainda, procure utilizar um creme dental com flúor e obtenha uma proteção extra para a superfície de seus dentes.
Manutenção
Idealmente, visite seu dentista a cada seis meses para fazer uma avaliação da saúde de seus dentes e das suas gengivas. Neste mesmo dia, procure fazer uma limpeza profissional (profilaxia).
Lembre-se de que as visitas periódicas ao dentista fazem toda a diferença.
Dieta saudável
A falta de uma dieta balanceada e os maus hábitos alimentares podem levar ao surgimento de cáries.
Consumir alimentos ricos em carboidratos ou com muito açúcar colaboram para o aparecimento das cáries, sobretudo quando a higienização bucal não é feita de forma correta ou com a frequência recomendada pelos dentistas.
Diga adeus às cáries e volte a sorrir sem dor!
Caso você esteja procurando um dentista clínico geral ou um dentista que faz restauração de dente com cárie profunda, agende sua avaliação em uma das clínicas Dente Belo.
Seguindo todos os dias uma rotina de higiene bucal rigorosa, a probabilidade de que você desenvolva uma cárie profunda na raiz do dente é muito pequena. Por este motivo, procure manter seus hábitos saudáveis em geral e cuide de sua saúde como um todo.
Quer saber se você também pode se beneficiar desse recurso acessível e prático?
Respondemos suas dúvidas sobre restauração de dente com cárie profunda? Escreva um comentário ou entre em contato conosco.